Noturno nos Museus

 

CASA FIAT DE CULTURA UNE ARTE E TECNOLOGIA NO

“NOTURNO NOS MUSEUS”

Ao integrar evento municipal, Casa Fiat de Cultura apresenta a palestra “Arte, tecnologia e sociedade: a experiência do Ars Center – Áustria”, com o especialista em arte digital, Tadeus Mucelli

No dia 17 de julho, Belo Horizonte vivenciará uma noite de cultura e arte com o “Noturno nos Museus”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura. Na 3ª edição do evento na cidade, mais de 30 museus e espaços culturais ficarão abertos até mais tarde, com diversas atividades gratuitas. Nessa noite a Casa Fiat de Cultura apresentará, como programação especial, às 19h30, a palestra “Arte, tecnologia e sociedade: a experiência do ARS Center – Áustria”, com o idealizador do Festival de Arte Digital – FAD, Tadeus Mucelli. A conferência aborda o modo como arte e tecnologia tomam forma e centralidade na sociedade contemporânea, a partir da experiência do ARS Center, instituição austríaca que está entre as mais importantes e conceituadas do mundo na área de pesquisa e mediação em arte e tecnologia. Ao expor o tema, a Casa Fiat de Cultura estimula um diálogo direto com a exposição “Uma Certa Itália – 15 Artistas do Piemonte”, que apresenta a relação entre o avanço tecnológico e a tradição pictórica, por meio de 45 pinturas de uma nova geração de artistas piemonteses. Durante o “Noturno dos Museus” a mostra estará aberta à visitação até 23h.

O ARS Center é um das instituições mais importantes e conceituadas do mundo sobre arte e tecnologia, tendo seu foco na pesquisa, acervo e mediação. Com atuação desde 1979, o ‘center media’ trabalha profundamente os temas relacionados à arte e às diversas ciências, com foco na sua influência na sociedade. Com sede na Áustria, o centro é o lugar onde todas as diversas misturas de gêneros artísticos, domínios científicos e tecnológicos são apresentadas e processadas. Biotecnologia e engenharia genética, neurologia, robótica, próteses e arte digital são justapostos, de forma a testar e experimentar as formas como as pessoas podem lidar com seu meio ambiente, a natureza, as origens e o mundo.

Tadeus Mucelli apresenta aos visitantes da Casa Fiat de Cultura a experiência que teve em 2014, durante um ‘workshop visit’ na instituição. O palestrante teve a oportunidade de vivenciar as ações da instituição, sendo parte de seu objeto de estudo a análise e pesquisa sobre as artes digitais no campo da preservação e memória, além da atuação de entidades e instituições que atuam no desenvolvimento da relação da arte e tecnologia com a sociedade. “Vivemos um tempo onde pensar a arte e a tecnologia não é das tarefas mais fáceis. Primeiro, porque são tempos de apropriações, onde não é possível agir com tipos de determinismo aos conceitos, mas sim revê-los constantemente. Segundo, porque não há apenas um aspecto sobre a “tecnologia”, mas vários deles que incidem na vida das pessoas diariamente e consequentemente sobre os sistemas de arte e a própria arte. Neste sentido, não podemos simplificar a arte e a tecnologia em uma dimensão de mídias e suportes. Mas sim, amplificar a ideia sobre a sociedade contemporânea sobre estes campos”.

Tadeus Mucelli

Tadeus Mucelli é atuante nas Artes desde 1998. É idealizador do Festival de Arte Digital – FAD em Belo Horizonte. Atua nas áreas de Arte e Tecnologia, principalmente no âmbito da arte eletrônica, das novas mídias e do empreendimento tecnológico. Produtor musical e de audiovisual autodidata, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Organizador das publicações: FAD catálogo & ensaios (2011) e FAD retrospectiva com ensaios científicos (2012), atua também na concepção, direção artística, consultoria e gestão de projetos de cultura que envolvam novas mídias.

Como pesquisador, está desenvolvendo por meio da Universidade do Estado de Minas Gerais e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte o projeto sobre ‘Estabilidade versus Instabilidade da Arte Digital e sua relação com os espaços expográficos e a curadoria’. Em 2012, foi contemplado pelo prêmio de incentivo à arte pela FUNARTE – Artes Visuais. Em 2014, foi contemplado pelo 1º Prêmio Brasil Criativo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Economia Criativa – Expressões Culturais / Arte Digital pelo projeto da EAT – Escola Criativa em Arte e Tecnologia.

SERVIÇO

Casa Fiat de Cultura – Noturno nos Museus

Arte, tecnologia e sociedade: a experiência do Ars Center – Áustria

Tadeus Mucelli

17 de julho, às 19h30

Uma Certa Itália – 15 Artistas do Piemonte na Casa Fiat de Cultura

Visitação estendida das 10h às 23h

Entrada gratuita.

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte – MG.

Tel.: (31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Informações para imprensa:

Personal Press

Polliane Eliziário

(31) 9788-3029 | polliane.eliziario@personalpress.jor.br

Anne Morais

(31) 9223-6076 | anne.morais@personalpress.jor.br

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590