Programa Educativo

O Programa Educativo é peça fundamental no trabalho de valorização e ampliação do conhecimento proporcionado pela Casa Fiat de Cultura a seu público. Para cada exposição, são idealizados temáticas e conceitos a serem trabalhados em visitas mediadas, oficinas, programação paralela, assessoria ao professor e outras atividades. Desde que passou a integrar o Circuito Cultural Liberdade, a Casa Fiat de Cultura vem construindo uma nova identidade para o Programa Educativo, visando não apenas a abordagem dentro das galerias, mas, também, a possibilidade de acompanhar as práticas e processos do fazer criativo. Paraisso, foi estruturado um Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre dentro das múltiplas linguagens artísticas.

A exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz” contará com agendamento de visitas mediadas pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, além de visitas temáticas, palestras, minicursos, oficinas e ateliê aberto. Com coordenação da educadora Clarita Gonzaga, as temáticas do Programa Educativo sobre a mostra irão variar entre colecionismo, modernismo e linguagens artísticas, oferecendo ao público uma imersão nas experiências e nos processos criativos que nortearam a produção dos artistas em exposição.

A programação paralela contará com palestras que permitem ao público aprofundar-se nos conteúdos relacionados à exposição. O Ciclo de Palestras da mostra terá início no dia 9 de março, às 19h, com a conferência “Formas do Moderno”, proferida pela curadora Valéria Piccoli. Nela, serão abordados artistas e obras presentes na galeria, numa contextualização histórica e artística sobre o modernismo e a construção de um novo Brasil.

Nas Visitas Mediadas, os visitantes serão desafiados não apenas a contemplar, mas, também, a refletir sobre as obras expostas, por meio de estratégias específicas de mediação. Como forma de ampliar a acessibilidade da mostra, serão realizadas Visitas Acessíveis, nas quais  serão oferecidos recursos para que todos os públicos possam apreciar a exposição em suas variadas possibilidades sensoriais. Tanto as Visitas Mediadas quanto as Visitas Acessíveis serão realizadas de terça a sexta, nos horários de 10h30, 13h30, 15h30 e 19h, com agendamento prévio por telefone ou via e-mail e com transporte gratuito (vagas limitadas).

Aos sábados, o público poderá apreciar as obras sob diferentes perspectivas, nas Visitas Temáticas. Artistas, técnicas e obras serão apresentadas de maneira diversa, tornando cada visita um momento único. As inscrições para participar podem ser feitas no local. Os horários disponíveis são, sempre, 10h e 14h.

“Outra ação do Programa Educativo são os Minicursos. Voltados para jovens a partir de 15 anos, eles contarão com práticas e processos envolvidos nas diversas linguagens artísticas, em momentos de experimentação da arte como forma de investigação, apreciação e transformação do/no mundo. As turmas se reúnem às terças, quartas e quintas, das 19h às 21h, totalizando 6 horas. A obtenção de certificado de participação está condicionada ao cumprimento de uma carga horária de, no mínimo, 4 horas.  A lotação é de 20 pessoas por turma e as inscrições podem ser feitas por e-mail ou telefone.

Profissionais da educação também terão a oportunidade de experimentar os diferentes métodos e técnicas das diversas linguagens artísticas, na perspectiva da sala de aula, valorizando a arte como agente transformador do/no mundo. Professores das redes pública e privada se reúnem nos dias 22, 23 e 24 de março, das 19h às 21h.  As turmas são limitadas a 20 pessoas por turma e as inscrições podem ser realizadas por telefone e e-mail.

Como forma de experimentar as diversas etapas e técnicas de construção artística, explorando as diferentes linguagens, sempre com a orientação de um educador habilitado, o público poderá vivenciar a arte como meio de indagação e transformação no Ateliê Aberto. O espaço funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590