Programação

13 de junho
19h – “Sociedade Fissurada – Ética, Estética e Política da Sensação”

Dizer “Sociedade Fissurada” implica que a fissura concerne a todos nós. Mas de que “fissura” se fala? Conceito que pertence à gíria tanto quanto à terminologia científica que se ocupa da questão das drogas, o que o termo vem nos revelar? Na literatura, no cinema e na filosofia, a fissura surge como um elemento complexo que tem estatuto de expressão e, ao mesmo tempo, de mutismo. Quem fala e quem não pode falar sobre a fissura? Uma desmistifição dos termos a ela relacionados, vício e droga, nos permitirá entender melhor as armadilhas do moralismo em uma sociedade que não usa espelho.

20h30 – “As Drogas e o Discurso da Ciência”

A noção que temos da questão da droga é amplamente ditada por uma modalidade de discurso que goza de grande prestígio na atualidade, a saber, o discurso da Ciência. Por ele, os saberes produzidos ganham estatuto de neutralidade – “evidência científica” – e a droga figura como um absoluto dotado de propriedades que desconsideram e silenciam o contexto e as condições nas quais ela se insere bem como e, principalmente, o sujeito que se droga.

14 de junho
19h – “A Fissura Nossa de Cada Dia”

A fissura sempre é estética e moral. Por isso, ela configura uma política micrologicamente instaurada no cotidiano. A partir de exemplos concretos que vão do ato de fumar ao ato de comprar, do consumo de café ou de anfetaminas ao uso de bebidas alcoólicas, do modo como certos países tratam o contemporâneo tema da maconha ao modo como tratam o uso da televisão e da internet, podemos perceber que todos participamos de uma maneira ou de outra coisas.

20h30 – “O Que Nos Aproxima dos Fissurados?”

Será que as diversas manifestações de adesão metódica e reiterada a um objeto, comportamento ou modo de vida podem ser consideradas “aberrações”, anomalias sociais e, portanto nada têm a ver com a ordem social vigente? É importante nos perguntarmos a respeito do que os fissurados nos revelam acerca da nossa realidade cotidiana, ou seja, em que medida há uma estreita ligação dos vícios com os ideais sociais atuais dos quais todos nós

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