Palestras

20/10 – 19h30

Palestra: O império romano no seu apogeu
Palestrante: Guido Clemente, Universidade de Florença (UNIFI)
Sinopse: O império romano atingiu sua maior expansão entre os séculos I e III da nossa era, cobrindo um território que se estendia do oceano Atlântico ao atual Afeganistão, da Inglaterra ao norte da África. Esta palestra apresentará os principais aspectos políticos, sociais e culturais desse vasto império. Em particular, afrontaremos as seguintes questões: como e por quem o império era governado? Como funcionavam as cidades? Como foi possível a criação de um império que englobava povos tão diferentes com relação à cultura, língua, direito e religião?

27/10 – 19h30

Palestra: Roma antiga como modelo no Renascimento
Palestrante: Patrícia Dalcanale Meneses, Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF)
Sinopse: O Renascimento italiano é geralmente visto como um retorno à Antiguidade clássica, em particular, ao império romano. Todavia, a relação dos homens do Renascimento com a herança romana é muito complexa e, não raro, ambígua. Esta palestra tem como objetivo apresentar a importância do legado de Roma antiga para a arte e a política do Renascimento.

03/11 – 19h30

Palestra: A literatura latina
Palestrante: Antônio Martinez Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Sinopse: Resumo: Estudar a literatura latina é participar, de modo muito especial, do universo humano, em uma extraordinária dimensão. Os romanos souberam traduzir e gravar em palavras, com refinada percepção, os mais variados movimentos e sentimentos da alma humana; exploraram todos os gêneros literários conhecidos até então, e souberam fixar em língua latina um “monumento mais perene que o bronze”.

10/11 – 19h30

Palestra: A escravidão em Roma
Palestrante: Fábio Duarte Joly, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Sinopse: A palestra apresentará as linhas gerais do desenvolvimento da escravidão na Roma antiga, da República ao Império, prestando particular atenção aos processos de escravização e alforria, bem como as suas respectivas conseqüências sociais, econômicas e políticas. Neste panorama serão indicadas as principais interpretações defendidas pelos estudiosos do tema e as possibilidades de pesquisa ainda abertas.

17/11 – 19h30

Palestra: A economia romana
Palestrante: Júlio César Magalhães de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Sinopse: Hoje sabemos que os romanos produziram bens, inclusive os mais banais, de alta qualidade e em grande quantidade e os distribuíram em todos os níveis da sociedade, atendendo não apenas ao mercado de luxo aristocrático, mas também ao consumo de massa em um mundo verdadeiramente “globalizado”. O objetivo desta conferência é discutir, à luz dos trabalhos arqueológicos recentes, como e por que essa sofisticação econômica se tornou possível durante o Império Romano.

24/11 – 19h30

Palestra: O estudo da história com textos e imagens: o exemplo de Agripina menor
Palestrante: Fábio Faversani, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Sinopse: Agripina Menor era irmã do imperador Calígula, casou-se com o seu sucessor, Cláudio, e era a mãe do imperador Nero. Estando no centro do poder por longo período, ela foi uma personagem largamente documentada. Ela aparece na literatura como uma pessoa com desejos desmedidos e causadora de muitos conflitos, mas sua representação nas fontes materiais afasta-se muito dessa imagem negativa. O objetivo dessa palestra é mostrar algo da imensa diversidade documental disponível para aqueles que queiram estudar a história de Roma e alguns dos desafios colocados para a sua interpretação.

01/12 – 19h30

Palestra: A imagem dos bárbaros na arte romana
Palestrante: Matheus Coutinho Figuinha, Scuola Normale Superiore de Pisa
Sinopse: Nesta palestra, faremos um estudo das principais características da representação dos bárbaros na arte romana. Nosso foco não será sobre os bárbaros reais, nem sobre a relação entre eles e os romanos, mas sobre estereótipos. Veremos, em primeiro lugar, a representação dos bárbaros em batalha; em seguida, o momento após a vitória dos romanos, assinalado pelo triunfo destes e a humilhação dos bárbaros; e, finalmente, as relações entre bárbaros e a escravidão.

06/12 – 19h30

Palestra: De capital imperial a cidade cristã: Roma na Antiguidade Tardia
Palestrante: Carlos Augusto Ribeiro Machado, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Sinopse: Entre o final do século III e o final do século V d.C. a cidade de Roma passou por uma de suas mais importantes transformações. O progressivo distanciamento da corte imperial e a afirmação da Igreja como instituição dominante no cenário urbano foram acompanhados por desenvolvimentos que envolveram a história social, política, econômica e cultural da cidade. Nesta palestra iremos explorar as relações entre estas mudanças e as transformações ocorridas na arquitetura e urbanismo da cidade, dando especial ênfase à transformação da antiga capital imperial em centro da vida cristã no Ocidente.

Comitê Científico

Guido Clemente
José Antônio Dabdab Trabulsi
Fábio Faversani
Carlos Augusto Ribeiro Machado

Comissão Organizadora

Guido Clemente
Matheus Coutinho Figuinha
Fábio Duarte Joly

Apoio

Fapemig
Instituto Italiano

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590