Os artistas selecionados

Os artistas selecionados

Ana Hortides

Artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Arte, Experiência e Linguagem na UERJ, Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF (2016), universidade na qual se graduou em Produção Cultural (2012). Pesquisa e constrói uma poética em torno das questões políticas e sociais que envolvem a casa e o íntimo, a partir do ponto de vista de quem nasceu e cresceu no subúrbio carioca, problematizando de forma material e conceitual o que chama de uma potência política do doméstico.

Henrique de França

Nascido em 1982, vive e trabalha em São Paulo, é graduado em Artes Plásticas e atua primordialmente no campo do desenho. Partindo de imagens anônimas e aleatórias compostas de forma a contar uma narrativa evasiva que dialoga com os limites entre cidade e campo num contexto de um Brasil do presente com marcas de um passado recente, seus trabalhos exploram as possibilidades de representação do imaginário latino-americano sobrepondo memória individual e coletiva dentro do escopo do desenho contemporâneo figurativo. Já realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e EUA, tendo também recebido vários prêmios pelo seu trabalho.

Ian Gavião

Artista plástico e educador. Graduado em Artes Plásticas – Licenciatura, com habilitação em escultura e fotografia pela Escola Guignard /UEMG. Sua prática se desdobra em linguagens variadas, no entrelaço entre imagem e literatura, criando jogos e trocadilhos visuais, que dão lugares a coisas e situações que seriam facilmente esquecidas pelo tempo e, nessa amplitude, investiga o cotidiano à espera de captar suas epifanias. Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG – Brasil.

Josi

Natural de Itamarandiba, Vale do Jequitinhonha-MG, hoje vive e trabalha em Belo Horizonte. É formada em Letras pela UFMG e graduanda no Bacharelado em Artes Plásticas na Escola Guignard-UEMG. Atuou como professora na educação da rede pública de Belo Horizonte e em 2009 foi contemplada com prêmios no FETO-BH (Festival Estudantil de Teatro) por trabalhos de teatro na escola com crianças e adolescentes. Em 2020 participou da exposição em livro digital “Entre o isolamento e o contato”. Cria animações junto ao grupo de contação de histórias Movência, da Faculdade de Educação da UFMG, que dialoga novas tecnologias com a tradição oral das culturas afro-brasileiras e indígenas. Em 2020 o grupo foi contemplado com o Prêmio Funarte RepirArte. Foi artista participante da edição 2021 do POPAV (Programa de Acompanhamento em Artes Visuais) promovido pelo Sesc-SP, em formato digital.

Raul Leal

Raul Leal natural de Miracema – RJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Frequentou os cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage RJ de 2005 a 2011 nas áreas  de pintura, desenho, história e teoria da arte, e grupos de estudos sobre arte contemporânea. É especialista em gestão cultural pela Fundação Cecierj RJ. Participou de residências no Parque Nacional de Itatiaia, na Universidade Federal do Espírito Santo e no Parque Nacional do Caparaó. Utiliza em sua produção artística os meios da pintura, desenho, fotografia, instalação e vídeo.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590