Os artistas selecionados

Os artistas selecionados

Avilmar Maia (Montes Claros – MG)

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e mestre em Teoria Psicanalítica pela UFMG. Voltando-se para a arte, entre 2010 e 2014, fez cursos na Escola Guignard, na Faculdade de Belas Artes da UFMG e no Museu Inimá de Paula. Desde então vem realizando exposições coletivas no Brasil e no exterior, tendo passado por Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), França, EUA e Finlândia, e foi vencedor do prêmio Sandro Botticelli (Itália, 2015). Na Piccola Galleria, Avilmar apresentará a série de objetos “Pulsa”, miniaturas destruídas e reconstruídas com configurações inusitadas em representações críticas de mitos, contos e textos bíblicos fundadores da cultura ocidental.

 

Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG)

Artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da UFMG que, desde 2012, integra o setor de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha. Participou de comissões de seleção de projetos artísticos e atuou como curador em exposições no Museu de Arte da Pampulha, no SESC Palladium e no BDMG Cultural. Como artista plástico, realizou diversas exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto. Na Piccola Galleria, Augusto apresentará a série de desenhos e aquarelas “Tudo é Eco no Universo”, uma pesquisa sobre a conexão entre o mito de Narciso, o fazer artístico e a complexa busca simbólica do artista em seu percurso.

 

Cyro Almeida (Araxá – MG)

Fotógrafo documentarista, artista visual e professor de fotografia. Mestre em Comunicação Social e graduado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já realizou mostras individuais e coletivas em cidades mineiras, como Mariana, Tiradentes, Belo Horizonte, com duas mostras no Palácio das Artes, e também em Belém (PA). Na Piccola Galleria, Cyro apresentará a exposição “Pequena rota do insuspeitável”, parte do trabalho fotográfico que desenvolve em Belém do Pará desde 2011, registrando os habitantes e trabalhadores da periferia local, pesquisa com a qual foi contemplado com o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2015.

 

Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG)

Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard, mestre em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), estudou “Pintura: Prática e Reflexão com Paulo Pasta” no Instituto Tomie Ohtake (SP) e participou da Residência Artística Red Bull Station (2017). Realizou diversas mostras individuais e coletivas em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. Na Piccola Galleria, Henrique apresentará a exposição “Sagoma”, com a série de pinturas “Pequena ode ao vazio” e esculturas que são um estudo sobre a representação da paisagem como um objeto dinâmico constantemente reformulado pelo imaginário humano.

 

Janaína Barros (São Paulo – SP) e Wagner Leite Viana (Barueri – SP)

Janaina é artista visual, pesquisadora e educadora. Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Artes pela mesma instituição e doutora em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Wagner é professor e pesquisador. Atua como professor adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG, com experiência na área de Arte e Educação, com ênfase em Práticas de Educação e processos artísticos e epistemologias, Educação para as relações étnico-raciais e Educação ambiental.

Na Piccola Galleria, os artistas apresentarão “Mau olhado – bem olhado”, constituído por instalações, performance, videoperformance, fotoperformance, fotografia e objeto, que desafiam o entendimento sobre as relações históricas do olhar sobre o povo negro.

 

Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG)

Graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, atua no planejamento e desenvolvimento de ações educativas no Espaço do Conhecimento UFMG, que integra o Circuito Liberdade em Belo Horizonte. Realizou exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte e Congonhas (MG). Na Piccola Galleria, Luiza apresentará “Inventário”, uma série de desenhos, colagens e fotografias é uma crítica ao consumo incessante de imagens e seu esquecimento devido à aceleração da vida contemporânea, criando sensibilidade para uma contemplação paciente das imagens e uma reflexão sobre seu momento na história da humanidade.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590