CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA OS ARTISTAS SELECIONADOS PARA EXPOR EM SUA PICCOLA GALLERIA
De 70 trabalhos de várias partes do Brasil, seis artistas foram escolhidos no 3º Programa de Seleção
A Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados para expor seus trabalhos na Piccola Galleria, espaço de permanente incentivo às expressões artísticas. Dentre os 70 inscritos no 3º Programa de Seleção, seis foram escolhidos: Avilmar Maia (Montes Claros – MG), Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG), Cyro Almeida (Araxá – MG), Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG), Janaína Barros (São Paulo – SP) e Wagner Leite Viana (Barueri – SP) e Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG). Três especialistas foram convidados pela Casa Fiat de Cultura para compor a comissão avaliadora: o curador Marconi Drummond, a artista plástica Nydia Negromonte e o arquiteto Paulo Waisberg. Os projetos escolhidos, inéditos e com técnicas diferenciadas, reúnem pintura, fotografia, instalação, objeto, colagem, performance e videoarte. As mostras serão realizadas ao longo de 2019, com duração de 40 dias cada uma, sempre com entrada gratuita.
Todas as exposições da 3ª edição do Programa de Seleção da Piccola Galleria terão ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Durante o período das mostras, os educadores da instituição oferecerão visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos. Utilizando o conceito ampliado de acessibilidade, a mediação visa facilitar o acesso ao espaço e aos conteúdos não apenas para pessoas com deficiência, mas para todos os públicos. Gratuitas e abertas ao público, as atividades educativas dialogarão com as exposições, estimulando as múltiplas possibilidades de reflexão e produção artística, particulares a cada mostra. “Queremos desenvolver público com capacidade crítica para apreciar arte e também produzir cultura. É um movimento de renovação do público e dos agentes culturais que certamente oxigena a própria sociedade. Agimos assim, de modo aberto e inclusivo, porque acreditamos que a cultura e educação artística são necessárias à formação de uma sociedade madura, com desenvolvimento econômico e social”, comenta o presidente da Casa Fiat de Cultura, João Ciaco.
Em três programas de seleção, a Piccola Galleria recebeu 207 inscrições e, entre 2016 e 2018, já apresentou o trabalho de 12 artistas, 187 obras de arte e recebeu mais de 120 mil visitantes. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590