Os artistas e suas obras

Inger Sitter, considerada pelo Conselho das Artes da Noruega como a maior artista do sexo feminino do país, apresenta três obras de grande formato na exposição, com destaque para grafismos vigorosos e explosivos, em cores que se estendem umas sobre as outras. Ingrid Haukelidsæter, por sua vez, tem como origem das formas criadas obras de artistas excepcionais da década de 1950 e 1960, como Franz Kline, Hans Hartung ou Gerard Schneider. A atenção do observador se volta a poderosas justaposições de cores, graças às quais as formas pulsam em um ritmo de energia explosiva.

Åsmund Haukelidsæter apresenta xilogravuras próximas do estruturalismo e do pensamento construtivista. Suas obras expostas são sutis, tecnicamente deliciosas, desenvolvidas em múltiplas camadas, impressionam o observador pela qualidade gráfica de arranjos lineares. Ørnulf Opdahl expressa-se por meio da litografia, inspirando-se na costa oeste e nos fiordes da Noruega, com criações de complexas estruturas paisagísticas. Já Kjell Nupen (1953 – 2014), grande pintor que trabalhou gravuras feitas em água-forte, litografia, granito, cerâmica, vidro emetal, desenvolveu sua própria linguagem visual expressionista com espaços insubstanciais, com referências diretas a Edvard Munch.

Per Kleiva é um artista versátil, que ganhou reconhecimento pela pintura e pela gravura, tendo estreado como artista politicamente radical na virada dos anos 1970, inspirado pelas obras de Andy Warhol, Jim Dine e Roy Lichtenstein. Tornou-se um dos mais notáveis criadores de arte pop na Noruega. Randi Annie Strand rompe com o entendimento comum de linguagem do observador, transcendendo suas rígidas estruturas e se envolvendo em reflexões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento. Em alguns casos, opera entre o plano e a textura. Além disso, relevos monocromáticos são trazidos à vida pelo chiaroscuro.

Olav Christopher Jenssen, um dos artistas noruegueses mais aclamados internacionalmente na cena da arte contemporânea, apresenta expressionismo abstrato, assumindo, algumas vezes, formas orgânicas, e, em outras ocasiões, geométricas. Per Inge BJØRLO, com seus experimentos reveladores com diferentes materiais e processos, traz à mente as gravuras pioneiras de Edvard Munch. Um estudo da cabeça humana é motivo recorrente em sua obra. A partir de formas anarquistas e individualistas extremas, Bjarne Melgaard criou seu legado artístico, ao usar os objetos mais triviais e banais com serigrafias que apresentam fotos do artista como ficção autobiográfica e surrealista.

A linguagem formal de Håkon Bleken abrange amplo espectro de formas puramente abstratas, do cubismo à figuração. Já Lars Elling retém a suavidade e a delicadeza da pintura em representações figurativas. Jannik Abeltransforma palavras em imagem, assumindo a tangibilidade de um objeto, por meio de serigrafia e de técnicas mistas. As irmãs Annette Caroline Kierulf trabalham juntas, com processos e projetos comuns, desde meados da década de 1990. Suas imagens são altamente abertas à interpretação e usam a técnica da “serra tico-tico”, cuja invenção é, muitas vezes, atribuída a Edvard Munch.

A dupla Gunhild Vegge e Lasse Kolsrud apresenta, em suas obras, a observação perspicaz e irônica sobre os noruegueses. Já Cathrine Dahle Ørjan Aas trabalham gravuras conceituais, com simplificação da forma e simbolismo.Dolk é o pseudônimo do grafiteiro mais famoso da Noruega, que usa suspense, surpresa, humor e ironia. Gro Lygre Petersen trabalha no universo das gravuras, do desenho e da pintura, em combinação com textos, contando histórias e abordando as possibilidades bilaterais de uma mesma gravura.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590