Usada há muitos séculos, em várias partes do mundo, a gravura teve uma nova fase na Europa do século XX. Os precursores da técnica foram, principalmente, o norueguês Edvard Munch (1863-1944), o francês Paul Gauguin (1848-1903) e o suíço Felix Valloton (1865-1925). Ao seguir tais artistas, em 1906, os expressionistas alemães do grupo Die Brücke – Heckel, Nolde, Schimdt-Rottluf – e os fauvistas franceses Matisse, Derain, Dufy e Vlaminck elevaram a xilogravura a um nível de expressão extraordinário.
Edvard Munch foi imortalizado ao pintar, de forma impactante, a angústia e o desespero existencial na obra “O Grito”, de 1893, presente na Galeria Nacional de Oslo. Acredita-se que o artista, nascido em Løten, na Noruega, tenha vivido transtornos emocionais – familiares e amorosos – que resultaram em perturbações mentais, chegando a ser diagnosticado com grave neurastenia. A verdade é que conseguiu, de forma marcante, enfatizar a emoção humana como nunca. Após viver em Paris e conhecer as obras de Van Gogh e Gauguin, o artista mudou seu estilo e se tornou um dos grandes nomes do expressionismo, sendo capaz de traduzir em pinceladas os mais intensos sentimentos.
No que diz respeito às gravuras, teve grande interesse pela xilogravura. Trabalhando sozinho, Munch elevou o processo de impressão manual a uma forma de arte. A seleção da madeira e a exploração visual dos seus veios faziam parte de seu processo criativo. Ao fazer inúmeras provas em diferentes cores, realizou um trabalho raro para a época, e, mais do que qualquer outro artista de seu tempo, conseguiu retirar a xilogravura das suas restrições técnicas, resgatando esta antiga forma de expressão artística. O expressionismo foi, especialmente para as artes visuais, um berço de novas ideias conceituais e técnicas.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590