Texto curatorial

Texto curatorial

por Thereza Portes

No ano de 2020 veio a pandemia e, diante do isolamento social, a Escola Guignard migrou para o modo remoto. Minhas aulas de pintura encontraram nas cozinhas a experimentação de tintas naturais. Josi, então estudante de pintura, nascida em Itamarandiba, criada em Carbonita, trazia suas histórias entre uma maceração de urucum e a secagem de açafrão da terra. Memórias de uma lavação de roupa revisitam quaradores feitos de gravetos, outrora usados para branqueamento das roupas.

O estender dos panos, depois de um enxágue com anil, traz de volta a cor do passado, num quarar reverso que agora cultiva cores, entendendo a arte como campo propício para receber objetos carregados de existências. A descoberta da água do feijão de todos os dias que, de modo especial, torna-se novidade com o roxo azulado que aparece bem no fundo da panela.

A partir de trabalhos que usam um modo particular de quarar, seja em papel, tecido ou em quaradores, Josi nos proporciona um encontro de plantios, colheitas e fervuras.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590