Programação paralela da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”

Programação paralela da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”

MÊS DE NOVEMBRO TRAZ ATIVIDADES ESPECIAIS DA EXPOSIÇÃO “ARTE BRASILEIRA: A COLEÇÃO DO MAP NA CASA FIAT DE CULTURA”

Na programação, estão bate-papo com curadores, visitas temáticas, piquenique, entre outras ações gratuitas

Um verdadeiro encontro entre o utópico mundo do modernismo e o universo experienciado por quem vive Minas, promovendo um novo olhar sobre a arte brasileira. Esta é a proposta da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. Realizada através da parceria entre a Casa Fiat de Cultura e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, a mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). São exibidas cerca de 200 obras – a maior montagem já feita fora do MAP – que atravessam a arte brasileira entre os séculos XX e XXI para reafirmar a importância de um acervo que passa pelos principais movimentos da arte contemporânea brasileira, com artistas e ações que reverberam para além do país. A curadoria é de Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR) e um dos mais atuantes na cena nacional, e de Priscila Freire, ex-diretora do MAP, cuja atuação é pioneira à frente dos museus do Brasil. A mostra ficará em cartaz até 4 de fevereiro de 2024. Toda a programação é gratuita. 

No dia 21 de novembro, às 19h30, a Casa Fiat de Cultura realiza um bate-papo presencial com os curadores Marcelo Campos e Priscila Freire. Eles vão contar detalhes do recorte curatorial da mostra, escolha das obras e importância do acervo para a arte contemporânea no Brasil. Inscrição gratuita na Sympla

No dia 25 de novembro, das 9h às 13h, o Passeio pela História de novembro oferece ao público uma oportunidade única de transitar pela memória de Belo Horizonte, apreciar alguns dos projetos arquitetônicos mais conhecidos da cidade e curtir um piquenique, compartilhando momentos de alegria e imersão no patrimônio artístico e cultural da capital mineira. 

O percurso terá início na Casa Fiat de Cultura na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, e continuará na Capela de Santana. Logo após, os participantes farão uma parada no hall de entrada da instituição, onde poderão conhecer melhor o painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari. Em seguida, o grupo partirá em excursão para a orla da Lagoa da Pampulha, onde poderá apreciar a beleza das edificações que compõem o conjunto modernista assinado por Oscar Niemeyer e vivenciar momentos descontraídos em um piquenique na Pampulha. O transporte gratuito será feito de ônibus para os inscritos, saindo e retornando da Casa Fiat de Cultura. Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.

A partir da perspectiva da representatividade afrodescendente presente na exposição, o tema do Encontros com o Patrimônio celebra o mês da Consciência Negra. No dia 26 de novembro, das 11h às 12h30, será feita uma abordagem histórico-patrimonial de importantes obras que revelam seus artistas e colocam em discussão a memória, a presença e os aspectos culturais relativos a uma parcela da população que teve, historicamente, sua visibilidade e reconhecimento negados. 

Lorraine Mendes, graduada em Artes e Design e mestre em história pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutoranda em História e Crítica da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trará uma análise dessa temática a partir do acervo em exposição, dentro de um recorte específico. A atividade é presencial e também terá transmissão ao vivo nos canais da Casa Fiat de Cultura. Inscrições gratuitas pela Sympla.

Nos sábados, domingos e feriados, o público poderá participar de visitas temáticas, sempre oferecido em dois horários, às 11h e às 17h, com abordagens que percorrerão os vários núcleos da exposição. Sujeito à lotação. 

Durante toda a mostra serão disponibilizadas, ainda, visitas mediadas para grupos, mediante agendamento. Dúvidas e solicitações devem ser enviadas no e-mail agendamento@stellantis.com.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590