PRESÉPIO DA CASA FIAT DE CULTURA

PRESÉPIO DA CASA FIAT DE CULTURA

TRADIÇÃO E FUTURO MARCAM PRESÉPIO DA CASA FIAT DE CULTURA DE 2016

 Pelo segundo ano sob curadoria do artista plástico Leo Piló, presépio em tamanho natural, com alumínio e materiais reutilizados, é construído coletivamente pelos visitantes

 

Após grande sucesso em 2015, o Natal de Belo Horizonte ganha, mais uma vez, o Presépio da Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade. Em tamanho natural e feito com materiais reutilizados, ele será criado sob curadoria do artista plástico Leo Piló, e com colaboração do próprio público, em ateliês abertos. Entre os dias 8 e 27 de novembro, de quarta a sábado, os visitantes da Casa Fiat de Cultura poderão participar gratuitamente das atividades que darão vida ao presépio. No dia 30 de novembro, a partir das 19h, o Presépio da Casa Fiat de Cultura, já concluído, estará em exposição para que os visitantes e o público participem de bate-papo com Leo Piló. A iniciativa pretende manter a tradição da Casa Fiat de Cultura, que criou o primeiro Presépio Colaborativo do Circuito Liberdade, apresentando, a cada ano, uma inovação no tema.

Quando o assunto é arte com sustentabilidade, um nome se destaca no cenário criativo de Minas Gerais: o artista plástico Leo Piló transita entre galerias internacionais e galpões de catadores de material reaproveitável, e assume essa criação junto aos visitantes, numa mistura de criatividade, arte e sustentabilidade, antecipando o clima natalino, que, em breve, tomará conta de toda a Praça da Liberdade. O artista destaca a importância de manter um costume tão tradicional quanto o presépio nos dias de hoje. “A história contada pelo presépio é maravilhosa e tem um significado que vai além de ser cristão. Ele fala da esperança do novo, de se renovar, e da chegada de uma nova pessoa. que pode transformar o mundo para melhor. É uma mensagem muito poderosa”, ressalta.

“Para a Casa Fiat de Cultura, a construção coletiva do presépio, sob a magistral curadoria de Léo Piló, é uma emoção sem tamanho. Em época tão significativa e solidária, temos o privilégio de receber pessoas de diversas idades, para, juntos, fazermos arte repleta de esperança”, ressalta José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat.

Neste ano, uma das grandes novidades propostas pelo artista será o material a ser usado pelos participantes: se, antes, recorria-se, basicamente, ao papel, agora, ganha-se o aspecto metálico do alumínio. Com o novo material, a Casa Fiat de Cultura apresenta um presépio futurista, em que os personagens estarão inseridos numa espécie de espaço sideral metalizado. A versatilidade do alumínio, considerado nobre na reciclagem, pela perenidade e pelo não envelhecimento, inspirou o artista Leo Piló a criar um presépio igualmente rico, precioso e com todos os detalhes e texturas permitidos pela matéria-prima.

Na visão do artista, “usar um material tão versátil, que permite tramas e texturas tão diversas, serve para nos ajudar a ressignificar as coisas e os objetos, a olhá-los de novo, e pôr à prova as possibilidades das coisas que usamos no dia a dia. Apreciar um presépio tão rico em detalhes pode inspirar as pessoas a ver sob outra perspectiva o resíduo que circula em nossa cidade.

Quanto ao aspecto da sustentabilidade, o reaproveitamento do alumínio tem caráter importante na sociedade, uma vez que é um metal 100% reaproveitável: em seu processo de reciclagem, são economizados 95% da energia necessária para produzi-lo da primeira vez. O alumínio pode ser reciclado inúmeras vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais, como o papel. O metal pode ser obtido tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, quanto por sobras de processos produtivos. Utensílios domésticos, latas de bebidas, esquadrias de janelas, componentes automotivos, dentre outros, podem ser fundidos e empregados novamente na fabricação de novos produtos. Hoje, a reciclagem de alumínio, no Brasil, funciona com altíssimos índices de eficácia, acima da média mundial, reciclando praticamente toda a sucata disponível.

 

O Presépio

O Presépio da Casa Fiat de Cultura chega a 2016 com temática futurista, reforçando seu caráter inovador. Releitura das tradições cristãs feita pelo artista e curador Leo Piló, o presépio é uma reconstrução de sentidos que instiga a imaginação dos visitantes. Os personagens que irão compor a cena são Nossa Senhora, São José, Menino Jesus, Três Reis Magos, o Pastor com suas ovelhas e o Galo, como o símbolo cristão que anuncia as boas novas. A versatilidade do alumínio permite, ainda, a criação de animais menores, como galinhas e pássaros, que podem conter detalhes nas penas e plumas. Todos os personagens têm estrutura feita em papelão, seguida por vestes e acabamentos confeccionados em alumínio.

Neste ano, o menino Jesus será apresentado em maiores dimensões, e em uma posição mais independente e livre, diferente da posição tradicional, em que fica deitado na manjedoura. Uma forma inovadora de recriar a figura, que está sendo confeccionada a partir de um manequim infantil dos anos 1950, que pertenceu a uma loja de roupas da Rua dos Caetés, no centro da cidade. Na nova posição, o curador propõe, na figura do menino Jesus, um contraponto entre a tradição e a modernidade, entre o futurista conferido pelo alumínio e o design tradicional do manequim, que servirá de base para o Menino, e confere um conceito de humanidade à figura, ao aproximar a escultura do público, tanto simbólica quanto afetivamente​.

Nossa Senhora terá destaque nesta edição. A vestimenta de Maria, com inspiração renascentista, será confeccionada com muito esmero e riqueza de ornamentos, principalmente, no véu e nas mangas do vestido, que apresentarão flores e motivos vegetais inteiramente feitos com embalagens de produtos longa vida. Para Leo Piló, as mulheres estão tendo, atualmente, uma posição de protagonismo em várias discussões sociais, e Nossa Senhora, nesse sentido, representará momento tão importante. Segundo o artista, “é uma homenagem à luta das mulheres, ao feminismo e à importância da mulher no mundo. Além da força e da resiliência das mulheres, Maria representa uma mãe zelosa, uma figura feminina majestosa e acolhedora”, diz.​

Os Três Reis Magos serão a grande novidade da cena. Representados por três astronautas, com trajes livremente inspirados pelos tripulantes da missão Apolo 11, que chegou à Lua em 1969, os personagens se diferenciarão uns dos outros pelas expressões faciais e pela variação de coloração no acabamento. Para Leo Piló, é uma inovação e uma ruptura representá-los dessa maneira, mas, ao mesmo tempo, trata-se de uma forma diferente de demonstrar que pessoas de épocas e origens diferentes saúdam a chegada do Menino Jesus. “Como artista, sinto-me como uma criança e tenho vontade de fazer as coisas que bem entendo. Sentindo essa liberdade, tento sempre mostrar um resultado interessante para as pessoas. O presépio representa, para mim, um sonho, um momento mágico, uma eterna afirmação do que é a criança e do que é a esperança”, diz.

Além dos personagens, o presépio contará com onze árvores de Natal cuneiformes, em tamanhos que variam de 75 centímetros a 3 metros de altura, feitas a partir de vidro moído e cobertas por adornos em alumínio que formam oito diferentes texturas. Segundo Leo, as árvores feitas em vidro moído são tradição em cidades do interior do estado, e, tradicionalmente, a árvore é interpretada como referência à vida, ao nascimento e ao renascimento.  “Além de ser um símbolo muito forte do Natal, as onze árvores servirão para criar um ambiente para os personagens do presépio. Como vamos sugerir a atmosfera de espaço sideral, quero que a família fique mais solta na cena, ao invés de ficar dentro de alguma construção, como o estábulo, um casebre ou uma gruta”.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590