Fiat no Brasil

Fiat no Brasil

Após o processo de unificação da Itália, na segunda metade do século XIX, o país passou por transformações sociais e econômicas – reflexo da guerra e do fortalecimento da industrialização –, que deram início ao êxodo rural: movimento de pessoas que saíam dos campos em busca de oportunidades nas cidades. Sem empregos para todos, os italianos viram-se obrigados a procurar outras alternativas. Do outro lado do oceano, os países americanos passaram a ser vistos como opção para mudar de vida, superar a pobreza, e dar início a um novo capítulo na própria história.

 

Unidas pelo desejo de desafiar o impossível, famílias inteiras partiam da Itália com a fé de que, por meio de trabalho árduo, e da diária superação de obstáculos, haveriam de construir novos horizontes. Na década de 1900, a América do Sul – especialmente Argentina e Brasil – começou a receber e a incentivar a vinda de italianos. Cerca de 11 milhões de pessoas desembarcaram no continente, dos quais 38% vinham da Itália. Com o desejo comum de “fazer a América”, eles encontraram muito mais do que emprego por aqui, pois perceberam a oportunidade de recomeçar.

 

A história da Fiat está intimamente ligada aos movimentos de migração italiana. Fundada há 120 anos, a empresa marcou o cotidiano das pessoas e ajudou a concretizar o percurso italiano até a Argentina e o Brasil, sendo, também, uma imigrante. A fábrica, mundialmente conhecida pela produção de automóveis, já produziu modelos de trem, como o Pendolino e a Littorina 1934, e motores para navios e aviões de caça.

 

Em Minas Gerais, a história da Fiat foi oficializada em 14 de março de 1973. Na data, o presidente da Fiat SpA, Giovanni Agnelli, e o governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, assinaram o “Acordo de Comunhão de Interesses entre Fiat e Governo do Estado”. O antigo Palácio dos Despachos, que hoje abriga a sede da Casa Fiat de Cultura, foi cenário desse momento histórico. Três anos depois, em julho de 1976, a fábrica foi inaugurada em Betim (MG).

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