Palestra “Yara Tupynambá – a sobrevivência da arte”

Palestra “Yara Tupynambá – a sobrevivência da arte”

Inícia-se na próxima quarta-feira, 22 de junho, o ciclo de palestras da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza na Casa Fiat de Cultura”. Na ocasião, o professor Rodrigo Vivas apresenta ao público um recorte da trajetória de Yara, em homenagem aos 60 anos de carreira desta importante artista mineira. A palestra “Yara Tupynambá – a sobrevivência da arte” será realizada às 19h30, no espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

Com 84 anos e uma vitalidade jovial, Yara Tupynambá iniciou a carreira artística como aluna do mestre Guignard e do grande gravurista Goeldi, compondo, em seis décadas, uma trajetória que perpassa diferentes gerações e técnicas artísticas. Sua figuração poética a fez produtora de centenas de quadros, gravuras e murais instalados no Brasil e no mundo, além de atuar como professora e ter recebido vários prêmios. Doutor em História da Arte, professor da Escola de Belas Artes da UFMG e diretor do Centro Cultural da UFMG, Rodrigo Vivas ressaltará, em sua palestra, a maneira como a artista conseguiu passar por todos os estilos, modas, e, mesmo assim, permanecer fiel à própria tradição, fazendo sobreviver sua identidade.

Rodrigo Vivas também destaca outra faceta da artista mineira: a universalidade. O palestrante reconhece que “a maior característica de Yara Tupynambá é transitar e dialogar, com a mesma naturalidade e grandeza, entre o local e o universal. Suas exposições podem ser desfrutadas, da mesma forma, pelo público de Belo Horizonte e de outros países. As paisagens pintadas na exposição da Casa Fiat de Cultura, por exemplo, são cenários naturais mineiros que poderiam ser apropriados por qualquer apreciador das paisagens do mundo. A artista enxerga as pinturas pela realidade e pelo visível aos olhos. Para mim, o que ressalta é o imaginário presente nas telas”.

O palestrante também abordará a realidade do circuito da arte em Belo Horizonte, no qual se insere a produção de Yara. O público poderá conhecer o que é ser artista na cidade, segundo a visão de Rodrigo Vivas. “Em um contexto que enfrenta a falta de incentivo e de educação ligada às artes e a acanhada cultura de visitação a exposições pelos mineiros, Yara Tupynambá se consolidou como artista e conseguiu encantar o mundo com sua obra”, destaca. O público terá a oportunidade, ainda, de conhecer as fases da artista, por meio da análise de obras de três momentos: a gravura – em tons mais abstratos e populares –, os grandes painéis e sua exposição de pinturas mais recente, na Casa Fiat de Cultura.

O ciclo de palestras é realizado, pela Casa Fiat, a cada exposição, com o intuito de que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca uma hora meia, elas são ministradas por renomados especialistas da arte. A palestra faz parte do ciclo da exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”, um projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Com realização da Casa Fiat de Cultura, a mostra conta com patrocínio da Fiat Automóveis e do Banco Safra e apoio de Consita, Prodigital, Usifast, do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico de Minas Gerais (IEPHA-MG), Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais, além da parceria do Instituto Unimed BH.

 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590