Palestra Virtual | Práticas Artísticas Vestíveis

Palestra Virtual | Práticas Artísticas Vestíveis

25 de outubro

CASA FIAT DE CULTURA ABORDA A RELAÇÃO ENTRE OBRAS DE ARTE E MODA
EM PALESTRA VIRTUAL

Doutora e Mestre em Artes Visuais, Angélica Adverse fará uma abordagem histórica e social sobre a criação de obras que podem ser vestidas e de roupas que ganham status de obras de arte

O que é vestível na arte e na moda? Para responder a essa e a outras questões, a Casa Fiat de Cultura realiza, no dia 25 de outubro, às 19h, a palestra virtual “Práticas  Artísticas Vestíveis: experiências de corpos, movimento e espaço entre os séculos XIX e XXI”, que será ministrada pela Doutora e Mestre e em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Angélica Adverse. O evento faz parte da programação da mostra “Pilotis”, em exibição até 6 de novembro. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.

A partir de uma perspectiva histórica, Angélica Adverse vai percorrer diferentes movimentos artísticos que se deram entre os séculos 19 e 21, destacando a práxis artística, a aproximação entre artistas e o conceito de vestir-se e a relação entre roupa, moda e arte. A palestra faz um diálogo com a exposição “Pilotis”, da artista Katia Wille e com curadoria de Flávia Corpas, que exibe obras vestíveis. Com o conceito de obra no corpo e corpo na obra, as I.N.E.U.V.s (Isso não é uma veste) convidam o visitante a se integrarem à exposição, por meio de peças que ganham novos sentidos ao serem experimentadas.

Nesse contexto, Adverse destacará como se dá a transformação de um objeto comum em obra de arte, o que significa vestir uma roupa e vestir uma roupa como obra de arte e de que maneira o corpo ativa a ressignificação dessas peças. “As experiências vestimentares criam novos sentidos. As roupas deixam de ter um caráter meramente utilitário e passam a ser discutidas e criadas a partir de novos sensos estéticos, sociais e até trangressores”, pontua a palestrante.

Alguns dos principais movimentos relacionados à temática serão brevemente pontuados, como Arts & Crafts,  que defende o artesanato criativo como solução alternativa à produção em massa; as Vanguardas Europeias, o Modernismo Brasileiro, Design Radical, Tropicália, Design Crítico,a Art Wear e a Estética da Ambiguidade na Arte Contemporânea, passando por nomes como Lygia Clark, Flávio de Carvalho, Grayson Perry, Bispo do Rosário e David Bowie. “Através dessa perspectiva, vamos discutir a liberdade e o assujeitamento dos corpos, questões de gênero, a moda contemporânea, a anti-arte, anti-moda e o enroupamento dos sujeitos”, aponta Angélica.

A palestra “Práticas  Artísticas Vestíveis: experiências de corpos, movimento e espaço entre os séculos XIX e XXI” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.

Sobre a Palestrante

Angélica Adverse é Doutora e Mestre em Artes Visuais pela EBA | UFMG. Estágio de Pós-Doutorado em História pela FAFICH | UFMG. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes | UFMG. Professora Adjunta do curso Design de Moda | UFMG. Recebeu prêmios relacionados à Moda e às pesquisas sobre as relações entre a Arte e a Moda, tais como SIFA (Smirnoff Internacional Fashion Awards), Prêmio Abril, Prêmio CAPES de Teses, Gilda de Melo & Souza etc. Publicou os livros: “Moda Moderna Medida do Tempo: O Futurismo Italiano e a Estética do Efêmero” e “Imagens são Espelhos”.

Pilotis

A fluidez de formatos e o universo dos corpos femininos são evocados na nova exposição da Casa Fiat de Cultura. Em “Pilotis”, a artista carioca Katia Wille explora suas criações enquanto instrumentos de expansão de espaços, de forma e de sentimentos, provocando o visitante a ter novas e diferentes percepções, em uma experiência de interação com as obras. Em uma explosão de cores, as 70 obras – que transitam pelos campos da pintura, da escultura em tecido e de instalações – fazem alusão ao movimento dos corpos femininos, em composição com a natureza, além de suscitar respostas emocionais no espectador. “Pilotis” tem curadoria de Flavia Corpas e fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura até 6 de novembro de 2022.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas. 

SERVIÇO

Palestra virtual “Práticas  Artísticas Vestíveis: experiências de corpos, movimento e espaço entre os séculos XIX e XXI”
Transmissão online
25 de outubro de 2022, às 19h
Inscrição gratuita pela Sympla

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento

Terça-feira, das 10h às 21h

Quarta a sexta-feira, das 10h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

YouTube: Casa Fiat de Cultura

http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590