Palestra presencial | A figura cambiante da mulher em Clarice Lispector e Louise Bourgeois

Palestra presencial | A figura cambiante da mulher em Clarice Lispector e Louise Bourgeois

CASA FIAT DE CULTURA ABORDA AS TRANSFORMAÇÕES DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA ARTE EM PALESTRA QUE CELEBRA O DIA DAS MÃES  

Durante o evento, a artista e professora Julia Panadés apresentará as semelhanças entre as obras de Clarice Lispector e Louise Bourgeois 

A Casa Fiat de Cultura celebra o Dia das Mães com a palestra “A figura cambiante da mulher em Clarice Lispector e Louise Bourgeois”, que será realizada presencialmente, na quarta-feira, dia 10 de maio, às 19h. A convidada é a artista e professora Julia Panadés, que abordará as figurações da mulher nas obras de Clarice Lispector, uma das escritoras mais importantes do século XX, e da artista plástica franco-americana Louise Bourgeois, uma das mais emblemáticas da história da arte. O evento é gratuito e para participar é necessário se inscrever pela Sympla. 

A abordagem pela qual Julia conduzirá a palestra aproximará essas duas grandes artistas do século XX a partir de um tema comum: o corpo da mulher e as transformações de sua representação. “A gestação, o parto, a amamentação são cenas exemplares desse corpo que envolve nossa chegada ao mundo. E essa força vital se desdobra em tantos outros modos de existência, como mulher-casa, mulher-coisa, mulher-animal, mulher-árvore, mulher-montanha”, acrescenta. Nessas variações temáticas, a professora tecerá a convergência entre os escritos de Clarice e as imagens de Louise. 

Na escultura em bronze Maman (Mamãe), obra pela qual Louise se torna mundialmente conhecida, a aranha carrega os ovos e sustenta o ventre de um corpo feminino. Segundo a professora, “é nessa vertente que o tema da maternidade parece atravessar a obra de Louise, das primeiras às últimas peças, passando por diversas figuras, técnicas e modos de expressão”. Do mesmo modo, nos contos, romances, notas, crônicas, entrevistas e cartas, escritas por Clarice.  

O tema “criação” pode ser recorrentemente notado nas obras das duas artistas por meio das figurações do nascimento no corpo das obras. “A evidência do tema não se reduz ao correlato entre as ações de criar e nascer, mas se mostra, também, nas formulações que evocam a cena da feitura, a mão que escreve, o gesto que desenha, o traço do pensamento sendo pensado, o drama e a dobra do corpo empenhado no fazer da obra”, completa Panadés.  

A palestra “A figura cambiante da mulher em Clarice Lispector e Louise Bourgeois” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e copatrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.  

Julia Panadés 

Julia Panadés é artista do desenho e da palavra. É bacharel em Artes Plásticas, mestra em Artes Visuais e doutora em Estudos Literários. Dedica-se ao ensino do desenho há 20 anos. Atualmente, orienta processos criativos entre a imagem e o texto, conduzindo cursos de modo independente pelo Ateliê Linha-cria e espaços de formação em todo o Brasil. Atua como editora e ilustradora em diversos projetos editoriais. Em 2019 publicou o livro poema “Imagino Veneza”. Suas últimas exposições individuais foram: “Corpo em Obra”, no Centro Cultural São Paulo (2019), “Híbrida”, com “Corpo em Obra” (2020), no Palácio das Artes, e “Dar Templo ao Tempo”, (2022) na Casa GAL, em Belo Horizonte. 

A Casa Fiat de Cultura  

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 70 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.   

SERVIÇO  

Palestra “A figura cambiante da mulher em Clarice Lispector e Louise Bourgeois”, com a artista e professora Julia Panadés
Quarta-feira, 10 de maio, às 19h, na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários)
Inscrições gratuitas pela Sympla: https://bit.ly/FiguraCambiante  

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita  

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade 

Horário de Funcionamento:
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21; Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h  

Informações
www.casafiatdecultura.com.br 
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590