Palestra “Portinari e o Modernismo Brasileiro”

Palestra “Portinari e o Modernismo Brasileiro”

CASA FIAT DE CULTURA ABRE CICLO DE PALESTRAS DA EXPOSIÇÃO “RECOSTURANDO PORTINARI”

Até o fim da exposição serão abordados temas como modernismo, vida e obra de Candido Portinari, restauração e a relação entre arte e moda

 

A Casa Fiat de Cultura dá início ao Ciclo de Palestras da exposição “Recosturando Portinari” nesta quinta-feira, 25 de setembro, às 19h30, com a palestra “Portinari e o modernismo brasileiro”. Quem apresenta um contexto bem curioso sobre o tema é o historiador da arte e professor na faculdade de Belas Artes da UFMG, Marcos Hill. Além de características sobre o período artístico e a participação do pintor, será abordado também o cenário político vivido na época. A palestra é gratuita e sujeita a lotação do espaço (200 lugares).

Na relação entre a tradição acadêmica e tendências do Modernismo internacional, Cândido Portinari surge como um artista capaz de corresponder a expectativas políticas interessadas em legitimar uma identidade nacional. Marcos Hill explica que tal identidade deveria corresponder às urgências de uma imagem de poder almejada pelo Estado getulista. “É a partir desse denso contexto que gostaria de pensar sobre a importância da obra de um dos mais atuantes artistas brasileiros”, completa.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração entre uma hora e meia e duas horas, elas são ministradas por renomados especialistas da arte. A próxima palestra, “Ciência e Arte – A superfície pintada” será realizada na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, às 19h30, com Antonio Sgamellotti e Luiz Souza e aborda a relação entre arte e ciência e as técnicas de restauração.

O palestrante

Com formação universitária na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1985), Marcos Hill tornou-se conservador-restaurador no curso de especialização lato sensu em Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis do CECOR-UFMG (1986) e em Cultura e Arte Barroca no IFAC-UFOP (1986). É Mestre em História da Arte pelo Instituto de Arqueologia e História da Arte da Universidade Católica de Louvain (Bélgica – 1990). É doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (2008). Atualmente, é professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Belas Artes (UFMG). Além de atuar como crítico de arte e curador independente na cidade de Belo Horizonte, criou, juntamente com o artista plástico Marco Paulo Rolla, o CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte), iniciativa de artistas cujos objetivos principais são a promoção de eventos internacionais de arte contemporânea e a publicações dos conteúdos desses eventos . No CEIA, desempenha os papéis de coordenador, curador e editor. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Recosturando Portinari

Da poesia do céu de Brodósqui à delicadeza das andorinhas. Das brincadeiras de infância aos retirantes nordestinos. Candido Portinari buscou inspiração nas mais simples formas e foi capaz de inspirar gerações com sua arte e originalidade. É um pouco desse universo que a exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura apresenta ao público, até 26 de outubro. Com curadoria do estilista e designer Ronaldo Fraga, a mostra apresenta os bastidores da recuperação de uma obra de arte – por meio do processo de restauro do quadro Civilização Mineira (1959) – e faz o visitante entrar no mundo de Portinari sob um olhar sensível e criativo. Também é apresentada a obra de Portinari como fonte de inspiração para uma criação de moda, a coleção O Caderno Secreto de Candido Portinari O pintor é fonte inesgotável de inspiração para diferentes vetores da cultura brasileira e, pela primeira vez, é transposto para o mundo fashion.

De origem humilde, Portinari ganhou o mundo pintando o que via e o que sentia. Suas pinceladas suaves foram capazes de descrever o sofrimento, a dor e a alegria de um povo da forma mais singela e marcante, assinando seu estilo único na história da arte.  A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura em parceria com a Associação de Amigos do Museu Mineiro, com patrocínio da Fiat Automóveis, apoio institucional da Associação Pró-Produção das Artes (APPA) e produção da Paralelo 3.

Serviço

Palestra da exposição Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga

25 de setembro, às 19h30

Palestra: Portinari e o modernismo brasileiro

Palestrante: Marcos Hill, historiador da arte.

Local: Auditório da Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, 4º andar – Funcionários – Belo Horizonte, Minas Gerais.

Entrada gratuita

Sujeito a lotação – 200 lugares

Informações: 3289-8900 ou www.casafiatdecultura.com.br

 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590