Palestra Emilio Franzina (Itália) e Domingos Giroletti (Brasil)

Palestra Emilio Franzina (Itália) e Domingos Giroletti (Brasil)

INFLUÊNCIA DOS IMIGRANTES ITALIANOS NO BRASIL É TEMA DE PALESTRA NA CASA FIAT DE CULTURA

Renomado historiador, Emilio Franzina, abordará a importância do empreendedorismo italiano em terras brasileiras a partir do século XIX, e o professor Domingos Giroletti dará destaque à atuação italiana em Minas Gerais

 

Considerado um dos maiores estudiosos da emigração italiana, Emilio Franzina é o convidado da Casa Fiat de Cultura para integrar a programação da 18ª Semana da Língua Italiana no Mundo. No dia 25 de outubro, das 19h30 às 21h, o historiador ministrará a palestra “Imigrantes Italianos: empreendedorismo empresarial, social e cultural no Brasil”, na qual apresentará a trajetória dos imigrantes italianos que se estabeleceram no país a partir do século XIX. Para complementar o tema, o professor Domingos Giroletti participará da palestra e discorrerá a respeito do empreendedorismo italiano no desenvolvimento de Minas Gerais. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). A distribuição de senhas será a partir das 18h30 e ingressos antecipados podem ser retirados no site www.sympla.com.br.

Entre 1875 e 1960, 2 milhões de italianos vieram ao Brasil e cerca de um milhão permaneceu no país. Em uma viagem no tempo, através das dinâmicas históricas e sociais que introduziram mudanças significativas na sociedade e na economia brasileiras, Emilio Franzina apresentará os caminhos trilhados pelos imigrantes italianos empreendedores a partir do século XIX. De acordo com o historiador, “os italianos trouxeram novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, contribuindo com os processos de desenvolvimento e modernização urbana, marcando a história moderna do Brasil com importantes reflexos na história contemporânea”. Franzina ainda destaca que “o estudo da contribuição dos imigrantes no desenvolvimento de outro país como um fenômeno econômico, social e histórico deve ser considerado como um processo de longa duração. Não se limita à primeira geração, mas continua pelo concurso cumulativo de seus descendentes”.

Dentro deste cenário, Minas Gerais foi o terceiro Estado que mais recebeu italianos e, por consequência, incorporou muito da cultura italiana ao seu modo de trabalhar e viver. Domingos Giroletti participará da palestra para falar sobre a singularidade da história desses imigrantes em Minas, fazendo uma comparação com o restante do Brasil. “Enquanto em São Paulo a concentração de italianos se deu no setor cafeicultor e, posteriormente, na indústria, junto à colônia do Rio Grande do Sul; em Minas Gerais, onde a economia se baseava no trabalho escravo, houve uma dificuldade de transição para um mercado assalariado. Neste contexto, os imigrantes italianos podem ser considerados como agentes de modernização e progresso no Estado”, explica o professor.

A Semana da Língua Italiana no Mundo é um projeto promovido anualmente pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional como forma de difundir a importância cultural do idioma italiano no mundo.

A palestra é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações, Banco Safra e Istituto italiano di Cultura de São Paulo. O evento conta com  o apoio da Ponte entre Culturas, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590