Marizilda Cruppe é a convidada do próximo Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura

Marizilda Cruppe é a convidada do próximo Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura

Marizilda Cruppe, uma das melhores fotojornalistas do país, vem a Belo Horizonte para um bate-papo com os amantes e interessados pelo universo da fotografia durante o Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura, dia 19 de outubro, quarta-feira. No início desse mês, Cruppe foi anunciada como uma das vencedoras do GreenPeace Photo Award 2016, que vai viabilizar seu projeto “Viver e morrer pela floresta” que tem a pretensão de contar a história de um grupo de corajosas mulheres que vivem sob ameaça por defenderem os direitos humanos e a floresta amazônica, que lutam para conter o avanço do desmatamento e a impunidade dos assassinos de ambientalistas. Durante o encontro a fotojornalista irá falar sobre sua trajetória de cobertura de temas relacionados a causas sociais e ambientais. A palestra será realizada a partir das 19h30, no Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura e tem entrada gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).

Em seu projeto “Viver e morrer pela floresta”, Cruppe tem como uma das premissas o sofrimento de mulheres brasileiras com os conflitos de terra. “Em um ambiente social repleto de chauvinismo, o estatuto das mulheres na comunidade é sistematicamente rebaixado. No entanto, mulheres ambientalistas de grupos indígenas e comunidades ribeirinhas lutam incansavelmente por seus direitos”, afirma. Com suas fotografias Cruppe quer dar voz e documentar a luta de mães, mulheres trabalhadoras, mulheres na política comunitária e ativistas.

Inquieta, Marizilda Cruppe foi fotojornalista do jornal O Globo e atualmente trabalha de forma independente. Há cerca de 17 meses, criou a série “Wherever photography takes me”, registrando sua vida nômade, sem residência fixa. Ainda é colaboradora do Médicos sem Fronteiras, da Cruz Vermelha Internacional, Funbio e da Greenpeace, além de publicações como “NYT” e “Guardian”. Recentemente, foi vencedora do GreenPeace Photo Award 2016, patrocinado pela organização ambiental em parceria com a revista GEO, que apoia a produção de projetos fotográficos que dão um olhar inovador para às questões voltadas ao meio ambiente. Foi selecionada na categoria “Public Award”, uma votação online aberta ao público em geral, onde concorreu com fotógrafos de todo o mundo.

O “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer as obras de grandes fotógrafos, mas também conversar com os artistas e esclarecer suas ideias. O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590