A instalação digital e interativa

A instalação digital e interativa

Do diálogo entre linguagens, artistas e culturas nasceu “Gemini”, história em quadrinhos  de Rogi Silva e Clémence Bourdaud”, realizada numa parceria entre a Aliança Francesa e a Casa Fiat de Cultura. Na exposição, a HQ, fruto do diálogo criativo entre os dois artistas – ele, brasileiro, e ela, francesa –, é transportada para uma instalação digital e interativa, na qual o público é convidado a fazer uma imersão na história e conhecer uma nova perspectiva de narrativa. A mostra integra o Festival Liberté e antecipa a programação do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ). A exposição fica em cartaz na Casa Fiat de Cultura e pode ser vista presencialmente de 14 de julho a 14 de agosto de 2022, com entrada gratuita

Rogi Silva é um dos nomes mais promissores da nova fase do quadrinho brasileiro. Clémence Bourdaud é uma quadrinista independente francesa que também trabalha com ilustração. Juntos, eles participaram de uma residência artística em Nantes, na França, e lá desenharam de maneira metafórica suas experiências. O resultado foi uma obra inovadora: além de contar com as estruturas básicas da HQ, como onomatopéias e as metáforas visuais, sons, movimentos e técnicas de animação foram adicionados à obra, que assume a forma de um quadrinho deslizante. Com projeção e captores de movimento, “Gemini” também permite que o visitante interaja com a obra, proporcionando uma experiência de imersão a todos que quiserem entrar na história.

Para criar essa experiência ao público, “Gemini” contou com a criação visual de Matthias Rischewski (Escola de Design de Nantes), Mickaël Lafontaine (criação vídeo & interatividade da instalação digital), Laurent La Torpille (criação de som) e Sylvain Favardin (design do quadrinho digital). “Ficamos muito satisfeitos porque criamos um webquadrinho interativo, mas que conserva o espírito da HQ tradicional”, observa Rogi Silva. 

A narrativa começa com o Dia da Festa Nacional Francesa em evidência, data homenageada no Festival Liberté da Aliança Francesa. Depois de ter comemorado o dia 14 de julho, uma mulher dorme ao som dos fogos de artifício e sonha com suas próprias silhuetas. Elas dançam e se divertem juntas, até que um dos perfis foge para o mundo real. 

“Gemini” não conta diálogos ou uma trama como guia. “Optamos por destacar o espírito de liberdade, não de forma literal e sim, subjetiva. Também acrescentamos à cena elementos de Recife e de Nantes, cidades que são tidas como gêmeas por suas semelhanças arquitetônicas e históricas. Além disso, repensamos a ideia de que a história precisa de ter começo, meio e fim, por isso deixamos o final em aberto, dando espaço para que o público faça suas próprias reflexões”, comenta Rogi. 

A mostra inclui, além da instalação “Gemini”, reproduções de desenhos dos livros “Jardins de coisas ferozes”, “Não tenho uma arma”, “Pumii do vulcão”, “Aterro”, “Mergulhão” e “Confissão a Esfinge”, de Rogi Silva.

A instalação digital e interativa “Gemini” na capital mineira é uma realização da Aliança Francesa de Belo Horizonte e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Minas Gerais, em parceria com a Casa Fiat de Cultura e com o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, com o apoio do Institut Français. 

A mostra integra a programação do Festival Liberté, que tem como tema a Liberdade, inspirado na tríade – “Liberté, Égalité, Fraternité” -, lema que se tornou conhecido na Revolução Francesa e que também figura a bandeira de Minas Gerais. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590