Texto Curatorial

Texto Curatorial

por Pollyana Quintella

Há quase dez anos, Ana Hortides investiga o modo como os imaginários contraditórios em torno do doméstico nos compõem.

A sua pesquisa material voltou-se para técnicas de construção civil suburbanas, contexto de onde a artista advém, conciliando a dimensão poético-filosófica com a discussão política, algo evidente nessa sua mais recente exposição.  

A série Caquinhos, feita de concreto e cerâmica, menciona um léxico bastante comum do subúrbio, onde tais lajotas de cerâmica foram amplamente utilizadas pela classe média, ao longo do século XX, no revestimento de suas casas. Tratava-se, portanto, de um código visual que constituía uma semântica de classe: os mais abastados ostentavam peças inteiras e aos mais pobres restavam os cacos. O que parecia, num primeiro momento, fruto da precariedade e da falta, converteu-se em estética afirmativa de uma identidade, aqui explorada pela artista.

Talvez os caquinhos dos quais falamos, no contexto do trabalho de Ana, não sejam apenas os pedaços irregulares de cerâmica, mas cada uma dessas obras como restos e estilhaços de uma casa incompleta, deformada pela memória e pelo tempo, cuja condição de ninho só sobrevive na idealização nostálgica da infância, não à toa, no vídeo Fundação, os cacos são fruto de uma ação de violência deliberada sobre o piso, como quem busca, num misto de pedreira e arqueóloga, o murmúrio de um segredo, o cerne de uma matéria misteriosa que revele a verdade da casa.

O conjunto de obras aqui exposto busca fundir as linhas de uma paisagem geopolítica e os contornos íntimos da casa; a gramática visual do subúrbio carioca e a dimensão afetiva incontornável de quem está se alimentando das próprias memórias como matéria-prima de trabalho.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590