Programação Educativa

Programação Educativa

Casa Fiat de Cultura

No Ateliê Aberto de Stop Motion, os participantes utilizarão câmeras próprias para criar uma animação em stop motion. As cenas serão criadas no ateliê da Casa Fiat de Cultura, com a orientação da equipe do Programa Educativo, a partir de modelagem em plastilina, desenho, colagem, projeção de sombras e manipulação de objetos. O ateliê será realizado de 7 a 29 de abril, nos finais de semana e feriados. Os horários, com 15 vagas cada, são das 10h às 11h30 para crianças de até 12 anos, e das 14h às 17h30 para jovens e adultos. Não é necessário fazer inscrição prévia e a participação é gratuita.

 

Nos dias 24, 25 e 26 de abril, sempre das 19h às 21h, o Programa Educativo realiza o Minicurso de Fotografia Digital, trabalhado em três eixos – retrato, objeto e paisagem – com processo criativo e produção híbridos. Os participantes farão construções temáticas a partir de recursos analógicos e digitais, utilizando o próprio celular. Não há pré-requisitos para participar do minicurso, que conta com 15 vagas, e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do  site www.sympla.com.br (a partir do dia 10/abril).

 

Além disso, a mediação das exposições aos visitantes da Casa Fiat de Cultura será feita em três eixos: biográfico, contextual e temático. Serão abordadas as biografias e trajetórias de produção dos artistas Ana Moravi e Mark Klink, compreendidos como extrato de perfil da categoria engajada em Arte Digital; o contexto da Bienal de Arte Digital dentro do panorama das artes digitais locais e no mundo; e a temática das linguagens híbridas, que transitam entre o digital e a matéria, enquanto possibilidades de experimentação criativa.

 

Museu de Arte da Pampulha

Abrindo a temporada de atividades educativas, o MAP recebe nos dias 2 e 3 de abril, das 14h às 18h, a oficina Alquimia Digital, ministrada pelo artista, professor e doutor em Artes e Tecnologias, Marcos André Penna Coutinho. A ação é voltada para o público jovem/adulto e procura demonstrar, a partir de simbolismos e da provocação dos sentidos, como a arte e a matéria se transformam na Alquimia Clássica e na Alquimia Digital. Seguindo a programação, no dia 4 de abril, das 14h às 18h, será a vez da oficina Laboratório Ciborgue. A proposta é permitir aos participantes o contato e a manipulação de controladores e sensores de máquinas por meio de uma espécie de playground, explorando imagens de ciborgues da ficção científica em contraste com ciborgues não ficcionais contemporâneos. Tudo isso para mostrar de forma prática como o corpo biológico é transcodificado em corpo digital. A oficina será ministra pela doutora em Comunicação, Retórica e Mídias Digitais, Fernanda Duarte, e pelo doutorando em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Virgilio Vasconcelos, pesquisador em Poéticas Tecnológicas.

 

A oficina Escrita Não-Criativa, contará com duas turmas, das 9h às 13h e das 14h às 18h, nos dias 5 e 6 de abril respectivamente. Ministrada por Flávia Péret, mestre em Estudos Literários e doutoranda em Educação na UFMG, com uma pesquisa sobre escrita e formas de resistência, o encontro promoverá um debate a respeito do conceito da escrita não-criativa, confrontadora em sua essência, além de exercícios que instigam os participantes no desenvolvimento do pensamento e a transformação de conceito em prática.

 

Encerrando a programação de oficinas do MAP, o encontro Pensamento Computacional, no dia 21 de abril, das 10h às 17h, receberá duas turmas formadas por pessoas com idades entre 8 e 14 anos, onde o público será introduzido, de forma lúdica, aos conceitos e ao pensamento lógico do universo da programação. As atividades requerem apenas lápis e papel para serem desenvolvidas, abordando conceitos que trabalham com algoritmos, loops, repetições e vários outros elementos relativos ao tema. A última oficina será ministrada por Sandro Miccoli, um tecnólogo criativo que cria instalações interativas e experiências imersivas utilizando de novas tecnologias, além de atuar como supervisor de tecnologia criativa na Escola Maple Bear e de ter participado de festivais em diversos países. As inscrições de toda a programação educativa do MAP podem ser feitas pelo site da Bienal de Arte Digital.

 

A Bienal será encerrada com a realização do Seminário de Arte Digital – SAD, nos dias 25, 26 e 27 de abril no Atmosphera, no Vale do Sereno em Nova Lima, um evento, também encabeçado pela equipe do FAD e pelo Laboratório de Poéticas fronteiriças da UEMG, que existe independentemente da Bienal, mas que dialoga com os temas desta edição e promoverá um encontro mais acadêmico de discussões a respeito do atual cenário das artes digitais no Brasil, suas implicações, desafios e perspectivas para o futuro.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590