Os destaques

Os destaques

Duas obras estão em destaque na exposição. A imagem registrada pelo fotógrafo canadense Daniel Stanford, da lateral do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, e a imagem registrada pelo fotógrafo brasileiro Kazuo Okubo, sobre a escultura Maman, em diálogo com a Catedral de Notre-Dame, em Ottawa.

 

Na fotografia de Stanford, a lateral do Teatro, criada pelo artista brasileiro Athos Bulcão, apresenta uma série de paralelepípedos que variam de tamanho e proporção. Na imagem é possível identificar o equilíbrio entre a arquitetura e a natureza, que juntas constituem parte da paisagem urbana da capital brasileira. O espaço foi projetado em 1958 por Oscar Niemeyer, com colaboração do pintor e cenógrafo Aldo Calvo, para ser o principal equipamento cultural da cidade. Localiza-se no setor cultural Norte e tem a forma de uma pirâmide, com cerca de 43 mil metros quadrados.

 

A outra obra em destaque mostra a escultura Maman, de Louise Bourgeois, uma aranha de mais de nove metros de altura em aço e bronze que abriga uma bolsa com 20 ovos de porcelana. O monumento foi criado em homenagem a mãe de Borgeois, que trabalhava como tecelã na oficina da família em Paris. Era considerada pela filha como uma mulher inteligente e protetora, assim como uma aranha. O monumento é uma metáfora de fiação, tecelagem, educação e proteção. Na mesma foto, em contraste com a escultura pós-moderna, está presente a catedral de Notre-Dame de Ottawa, em estilo neogótico, sede do arcebispado católico romano e a maior e mais antiga igreja no país, atualmente. A fotografia, portanto, reflete a diversidade da paisagem urbana do Canadá sob o olhar de um brasileiro.

 

As duas fotografias exemplificam o conceito da exposição de intercâmbio cultural, ao apresentarem as principais diferenças e semelhanças entre as duas capitais, sob o ponto de vista da paisagem urbana. Brasília como símbolo do modernismo e cenário uniforme e Ottawa formada por múltiplos estilos e tempos que se misturam.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590