Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins

Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins

17 de janeiro

EM JANEIRO, MUSEUS PAMPULHA E CASA FIAT DE CULTURA REALIZAM BATE-PAPO COM A PROFESSORA LEDA MARIA MARTINS, EM NOVA EDIÇÃO DO DIÁLOGOS MAP  

Leda Maria Martins é uma das personalidades homenageadas na exposição “ARTE BRASILEIRA”, que fica em cartaz até 4 de fevereiro 

No dia 17 de janeiro, das 19h30 às 21h, o Projeto Museus Pampulha, a Casa Fiat de Cultura, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Lumiar realizam o evento “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins”, como parte das ações que integram a exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 4 de fevereiro. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla. 

No bate-papo com a professora, poeta e dramaturga Leda Maria Martins teremos a oportunidade de conhecer mais sobre a sua relação com o teatro e com a vida acadêmica, as vivências com a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Jatobá e como Rainha de Nossa Senhora das Mercês e ainda acerca de suas pesquisas sobre ancestralidade, performance, afrografia e oralitura, entre outros pontos. 

A exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” tem curadoria de Marcelo Campos e Priscila Freire. A mostra integra as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e promove o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP), além de homenagear – por meio do núcleo “Novos Bustos” – grandes pensadores nacionais: Conceição Evaristo, Ailton Krenak e Leda Maria Martins. 

A professora Leda Maria Martins ainda inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”. Neste núcleo, a fundamental teoria de Leda Maria Martins conduz as reflexões sobre os gestos do corpo e os mecanismos identitários entre a África e o Brasil. As obras apresentadas discutem o uso comum e surpreendente da paisagem quando a população se apropria de um lugar. O destaque é o Conjunto Moderno da Pampulha, que se tornou cenário para o desejo de eternidade e o cenário ideal de casamentos, batizados e momentos que ficam registrados nos álbuns de família, em memórias que vão além das escritas oficiais. 

O evento “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, copatrocínio do Banco Stellantis e da Brose, apoio institucional do Circuito Liberdade e apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.    

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590