Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Conceição Evaristo

Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Conceição Evaristo

20 de dezembro

MUSEUS PAMPULHA E CASA FIAT DE CULTURA REALIZAM BATE-PAPO COM A ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO EM EDIÇÃO DO DIÁLOGOS MAP DE DEZEMBRO 

“Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Conceição Evaristo” integra programação paralela da mostra “ARTE BRASILEIRA”, em cartaz até 4 de fevereiro 

Nos meses de dezembro e janeiro, o Projeto Museus Pampulha, a Casa Fiat de Cultura, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Lumiar realizam o ciclo de palestras “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura”, que convida personalidades e pensadores homenageados na exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”. Quem abre a série de encontros é a escritora mineira Conceição Evaristo, vencedora do Prêmio Jabuti como Personalidade Literária 2019 e uma das principais autoras contemporâneas da literatura brasileira, que abordará questões ligadas à ancestralidade e à afrobrasilidade. O evento será realizado na Casa Fiat de Cultura, no dia 20 de dezembro, das 19h30 às 21h. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla. 

A exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” tem curadoria de Marcelo Campos e Priscila Freire. A mostra integra as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e promove o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro, apresentando cerca de 200 obras do Museu de Arte da Pampulha (MAP), além de homenagear – por meio do núcleo “Novos Bustos” – grandes pensadores nacionais: Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo.  

O conto “Lumbiá”, de Conceição Evaristo, inspira um dos núcleos da exposição, intitulado “O menino que vê o presépio”, um convite para revisitar a mostra a partir das reflexões propostas pela convidada e pelos curadores da exposição. O núcleo conta com a montagem de um presépio com cerca de 300 peças. A obra “Pelos Presépios de Minas” é composta por esculturas em cerâmica originárias do Vale do Jequitinhonha, doadas ao MAP. Nunca montado antes, é a primeira vez que o presépio está sendo exibido ao público. 

Parte da obra Olhos d’água (Pallas, 2014), o conto apresenta o menino Lumbiá, que ganha a vida vendendo produtos pela cidade – chicletes, amendoins, flores. Com a chegada do Natal, encanta-se com a presença do Deus-menino no presépio – e não com a explosão de cores, luzes, Papai Noel e papéis de presente. No texto, Conceição Evaristo reúne elementos das culturas iorubás, dos bantos e da cristã, e discute, ainda, questões de gênero, raça e classe. Esses e outros elementos serão abordados no bate-papo, de modo a promover novas conexões entre literatura, os novos pensadores do século XXI e o acervo em exposição. 

O evento “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Conceição Evaristo” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, copatrocínio do Banco Stellantis e da Brose, apoio institucional do Circuito Liberdade e apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa. 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590