Paralelamente à exposição Design de Carros no Brasil, serão realizadas cinco palestras sobre os processos e o desenvolvimento de design. As discussões acontecem nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro, sempre às terças-feiras, no auditório da Casa Fiat de Cultura, das 14h às 15h, com entrada franca.
Dentre as temáticas abordadas, estão os processos de desenvolvimento de design dentro do Fiat Design Center LATAM, da realização de pesquisas de mercado à criação do briefing, passando pelas atividades iniciais de definição de linhas guias, geração de alternativas, desenvolvimento de modelos virtual e físico, até o modelo final de produção. Também haverá apresentação dos cases de sucesso dos modelos Fiat NOVO UNO, NOVO UNO Ecology e Fiat MIO.
Graduado em Design Industrial pela Universidade Fachhochschule Pforzheim, na Alemanha, está no grupo Fiat desde 1989. Inicialmente, atuou no Centro Stile Italia, onde esteve por doze anos. Sua última atuação foi como Chief Designer Exterior. Desde 2002, encontra-se na Fiat Automóveis, como Head do Fiat Design Center LATAM. Como destaque dos projetos realizados sob sua gestão, apresentam-se as linhas “Adventure”, desenvolvidas para a América Latina, e o Novo Uno, eleito o carro do ano 2011 e fruto do primeiro projeto 100% brasileiro. Outro projeto marcante é o Fiat Mio, primeiro carro desenvolvido em Open Source por uma montadora. Os internautas participaram por meio do envio de sugestões para o desenvolvimento do futuro automóvel.
Graduado em Desenho Industrial, com ênfase em Projeto de Produto pela FAAP de São Paulo, pós-graduação em Administração pelo PUC- IEC/ ISVOR, é responsável pelo setor de Design do Fiat Design Center LATAM, que abrange as áreas de interior e exterior design, Color & Trim, Graphic Design e Advanced. Anteriormente, atuou como designer de motocicletas.
Serviço:
Ciclo de Palestras “Design e Inovação”
Local: Auditório da Casa Fiat de Cultura
Data: 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro – das 14h às 15h
Informações: 31 3289-8900
Agendamento: 31 3289-8910
www.casafiatdecultura.com.br
Os visitantes da mostra Design de Carros no Brasil: Rupturas e Inovações são convidados a participar de um ateliê aberto que tem o objetivo de auxiliar na compreensão do processo criativo e do contexto profissional do Design. A oficina oferece aos visitantes materiais alternativos, de descarte e reciclagem, para serem transformados em objetos que solucionem problemas cotidianos. O resultado é o estímulo a discussões sobre a importância dos produtos na sociedade, as funções dos objetos e até discussões mais profundas que envolvem sustentabilidade, desperdício e um olhar crítico sobre as bases históricas comerciais e industriais.
Cada produto da oficina será fotografado e postado no blog “Projeto Objeto”, no intuito de documentar e expor ao público os objetos criados. A imagem do produto é acompanhada de uma ficha, que detalha a descrição do problema a ser resolvido, o nome do produto, público-alvo, slogan e preço sugerido.
Além disso, o Programa Educativo propõe a concepção do “Caderno de novas criações”. A atividade sugere ao público desenhar ou descrever o objeto que gostariam de criar, que pudesse amenizar ou facilitar questões da vida no contexto da contemporaneidade. O livro ficará à disposição dos visitantes durante todo o período da exposição, servindo de consulta, criação e comunicação entre o público. Os dois materiais do Educativo possibilitam ao público refletir sobre a função do design de produtos, tanto por meio do desenho e da arte, quanto do desenvolvimento prático com objetos concretos. Confira os resultados no blog http://projetoobjeto.wordpress.com/
Pensando no potencial reflexivo que os objetos podem gerar, o Programa Educativo propõe atividades a serem trabalhadas em sala de aula, sendo possível e importante sua aplicação de forma multidisciplinar.
Professor, sinta-se à vontade para desdobrar as proposições abaixo:
“Quem pensaria em perguntar quem primeiro desenhou a cadeira com um pé em cada canto?”
As investigações em sala de aula serão pautadas nas provocações propostas pelo professor, pensando nos objetos como arquétipos, que trazem com eles suas histórias e seus símbolos, sendo o design o elemento principal de desdobramento e aprimoramento de suas formas e funções. Para isso, o professor irá propor uma pesquisa para a turma, a ocorrer da seguinte forma: divididos em pequenos grupos, os alunos irão eleger seus objetos, dos quais serão investigadas as origens e os desdobramentos funcionais e estéticos pela história.
Algumas questões para aquecer as discussões:
Quais foram as principais mudanças sociais e históricas ocorridas com esses objetos ao passar do tempo?
O objeto se tornou mais acessível para a população?
Existe um novo arquétipo hoje?
Propor uma pesquisa sobre alguns produtos do mercado e seus slogans. A proposta dessa atividade é investigar valores e mensagens agregadas por meio das propagandas.
Algumas questões para aquecer as discussões:
Qual a influência do design no conceito do objeto?
Qual o público-alvo desta propaganda?
Essa proposta foi desenvolvida para o público visitante da exposição, sendo possível sua aplicação em sala de aula. Para que essa atividade possa ser aproveitada em toda a sua potencialidade, é importante que o professor elabore uma aula sobre os aspectos do design, a partir do século XX, considerando a Escola Bauhaus e a Escola Superior da Forma de Ulm e dos artistas e professores que delas surgiram.
O professor irá dividir a turma em dois grupos. Cada grupo irá propor uma situação-problema (desde questões sobre a ponta de um lápis a problemas do trânsito atual) e passá-lo ao outro grupo, para que estes tentem solucioná-los, por meio da criação de objetos, pensando suas formas e funções para a solução. É importante ressaltar que a atividade não deve obedecer a nenhuma lógica óbvia ou racional. Dessa forma, os alunos serão estimulados a pensar o processo de trabalho de um designer, de forma lúdica e criativa.
A criação dos objetos deve ser feita de forma coletiva, mas cada integrante do grupo desempenhará funções específicas, dentro das etapas de funcionamento desse processo. São elas:
– Primeira etapa: conceituação do objeto.
– Segunda etapa: estudo da forma e função do objeto e desenho.
– Terceira etapa: produção do objeto, partindo do bidimensional (desenho) para o tridimensional (objeto).
– Quarta e última etapa: apresentação do objeto criado. Possibilidade de encenação do grupo de como funcionará o objeto.
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Visitas agendadas sob consulta
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