Da pobreza material à criatividade   humana do Jequitinhonha

Da pobreza material à criatividade humana do Jequitinhonha

Um dos mais importantes fotógrafos do Brasil, Maurício Nahas é o convidado do próximo “Foto em Pauta” na Casa Fiat de Cultura, no dia 28 de setembro, quarta-feira. Durante bate-papo com o público, Nahas apresenta sua trajetória na fotografia e relata a experiência de percorrer mais de três mil quilômetros registrando a realidade do Vale do Jequitinhonha e das mulheres artesãs, para o projeto “do Pó da Terra”. A palestra será realizada a partir das 19h30, no Espaço Multiuso da Casa Fiat, e tem entrada gratuita, sujeita à lotação (200 lugares).

O projeto “do Pó da Terra” é composto por um livro, uma exposição de fotos e um filme, frutos da pesquisa realizada por uma equipe de 12 pessoas, desde 2013, em 13 cidades do Jequitinhonha. Idealizada pelo produtor cultural e agente fotográfico Fernando Machado, a iniciativa busca lançar um olhar mais verdadeiro e sensível sobre a produção artística em argila e cerâmica dos moradores da região, conhecida por sua realidade precária. Desemprego, seca, altas taxas de mortalidade, alcoolismo, violência e solo condenado pela monocultura do eucalipto; fizeram com que o Vale do Jequitinhonha recebesse o apelido de “Vale da Miséria”. Em contraponto às condições do local, está a criatividade das mulheres que, por meio da cerâmica, transformam o barro em obras de arte.

Mais que uma simples perspectiva documental, as fotos de Maurício Nahas retratam um espelho íntimo dos dias, da vida comum, da natureza, das dificuldades e da alma da região. Ao percorrer caminhos estreitos sobre o pó da terra e a água dos rios, a equipe desvendou um Brasil desconhecido, sob um ângulo poético e humano em relação à vida dessas personagens. Durante a palestra, o fotógrafo relata suas experiências ao público da Casa Fiat de Cultura, além de apresentar o livro de fotografias do projeto.

Fotógrafo premiado internacionalmente, Maurício Nahas é também reconhecido por outras frentes de trabalho: a publicidade, o editorial e o autoral. Coordenador do projeto “Foto em Pauta” e professor de fotografia da PUC Minas, Eugênio Sávio explica que, “durante a palestra, o público poderá conhecer mais sobre as facetas do fotógrafo e seus diversos trabalhos. Entre 2005 e 2011, por exemplo, Nahas realizou o incrível projeto pessoal ‘Trilogia Vermelha’, quando fotografou Cuba, Rússia e China, países que viveram o comunismo. É fundamental para o público mineiro conhecer a diversidade e qualidade dos trabalhos do fotógrafo”.

O “Foto em Pauta” almeja trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer as obras de grandes fotógrafos, mas, também, conversar com os artistas e esclarecer suas ideias. O “Foto em Pauta” é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. O projeto conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e da Plan B Comunicação Online.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590