Programação

Programação

Dia 21 de setembro, terça-feira, às 19h – Transmissão YouTube Casa Fiat de Cultura

https://bit.ly/PalavraCorpo

Conversas sobre perguntas com a bailarina Ana Botafogo

Palavra-corpo

Os pensamentos, ideias e palavras são expressos, majoritariamente, pelos movimentos do corpo. Os pés são o ponto de contato com a Terra, enquanto a boca manifesta nossos desejos, filosofias e questionamentos. A dança, manifestação artística do corpo, reúne gestos, sinuosidades, expressões e diferentes linguagens para fazer ver uma nova relação entre as pessoas e seu lugar no mundo.

Por meio de sua vivência no universo da dança, a bailarina Ana Botafogo convida o público a refletir sobre as diversas linguagens do corpo e como os novos modelos de relação – alterados pelo confinamento e pelo uso constante de telas – impactam nossas expressões, movimentos e a própria consciência corporal.

Em que direção caminha a palavra-corpo? Como a “leveza da dança” pode transcender o tempo e o espaço? De que forma os gestos flexíveis podem nos ensinar sobre adaptação aos novos tempos? Como os conceitos clássicos de movimento encontram espaço nas manifestações contemporâneas e nos ajudam a entender nosso lugar no tempo presente?

Ana Botafogo buscará responder sobre como valorizar o corpo, a vida que ele carrega, e continuar a entendê-lo como meio de manifestações, expressividade e relacionamento dos indivíduos com o mundo.

 

Dia 22 de setembro, quarta-feira, às 19h – Transmissão YouTube MM Gerdau

https://bit.ly/PalavraConhecimento

Conversas sobre perguntas com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz

Palavra-conhecimento

A historiadora Lilia Schwarcz usa a compreensão das diversas dimensões da palavra para entrelaçar mundos. Ela nos convida a compreender melhor as palavras, sejam elas políticas, sejam imagéticas ou poéticas, como também a deixarmos apenas de enxergar e a passarmos a ver – ver, principalmente – a possibilidade de um mundo plural.

Lilia tem em Lima Barreto, jornalista e escritor – conhecido por muitos de nós ainda na adolescência, devido a como O homem que sabia javanês ou Triste fim de Policarpo Quaresma –, um amplo campo de estudos. Sobre o autor, Lilia diz: “Lima Barreto fazia uma literatura em movimento”. E, como historiadora, nos faz lembrar que o movimento cria perguntas novas para as histórias contadas.

Em um mundo em movimento, e tensionado pelos desafios de outras maneiras de ver, nossa principal pergunta para Lilia é: as rupturas que temos vivido são também rupturas sobre o conhecimento?

 

Dia 23 de setembro, quinta-feira, às 19h – Transmissão YouTube Memorial Minas Gerais Vale

https://bit.ly/PalavraPresente

Conversas sobre perguntas com o poeta e compositor Antonio Cicero

Palavra-presente

A palavra-presente encerra o nosso encontro de 2021 para o Conversas sobre Perguntas. Ela vem para nos direcionar ao presente, ao olhar para o agora e para todas as perguntas necessárias à existência – hoje, não mais amanhã, com toda a urgência do agora! Ela vem também como um presente, em forma de poesia e música, e nos leva a lugares de produção de vida. Palavra-presente e palavra-poesia amplificam nossa possibilidade de estar no mundo. No mundo presente.

Antonio Cicero, poeta e letrista, nos presenteia com a musicalidade e a dança das palavras. Com o sensível que urge ao nosso bem-viver. Poesia. A pergunta que fica, no encontro de pessoas e palavras é: no mundo de corpos paralisados e palavras aceleradas, qual é a medida do tempo da vida?

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590