Palestrante

Palestrante

Gianni Vattimo nasceu em 1936, em Turim, onde se graduou em Filosofia com Luigi Pareyson. Em seguida, continuou seus estudos na Alemanha e, ao voltar para a Itália em 1964, ele começou a ensinar na Universidade de Turim nas disciplinas de Filosofia e teórica e Estética. Em 45 anos de ensino, lecionou na Faculdade de Turim e também em várias universidades americanas (Yale, Los Angeles, New York University, Universidade Estadual de Nova York).

Como estudante nos anos 50, junto com Furio Colombo e Umberto Eco, trabalhou em programas culturais da RAI, apresentando entre outras coisas o programa de televisão “Horizon”, um semanário de política e informação. Integrante de comités científicos de várias revistas italianas e estrangeiras, tem dado palestras e seminários em muitas universidades ao redor do mundo. Dirigiu o “Journal of Aesthetics” e recebeu títulos honoris causa de várias universidades da Europa e América. Recebeu, em 2002, o Prêmio “Hannah Arendt” de pensamento político, e Medalha do Presidente da Universidade de Georgetown, em 2006; Em 2009, foi reeleito para o Parlamento Europeu, após o primeiro mandato de 1999 a 2004. Em 2010, apresentou no prestigiado Gifford Lectures na Universidade de Glasgow. Atualmente, é o vice-presidente da Academia de Latinidade.

Em suas obras, Vattimo propôs uma interpretação hermenêutica filosófica contemporânea que acentua a relação positiva com a tradição do niilismo. Sua perspectiva filosófica, o “pensamento fraco”, reproduz o niilismo como enfraquecedor das categorias fortes, transmitida de metafísica e já criticada por Nietzsche e Heidegger. Tal enfraquecimento do Ser é o seu guia de noção para compreender os traços da existência do homem no mundo tardio moderno, e (nas formas de secularismo, o pluralismo e a tolerância) também é o tema subjacente de cada projeto de emancipação política. Mantendo-se fiel à sua inspiração original religioso-político, Vattimo sempre cultivou uma filosofia atenta aos problemas da sociedade: um pensamento que interpreta a história da emancipação humana como uma redução progressiva da violência e do dogmatismo, em favor de uma superação da injustiça social que são derivados a partir destes.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590