Sob forte influência de Heidegger, que analisa o fim da metafísica a partir do advento da técnica e a transformação do Ser em puro acontecimento, Vattimo desenvolveu um pensamento hermenêutico original que se inspira em Nietzsche e também no diagnóstico de Lyotard acerca da pós-modernidade. Assim, ele concebe o que se denomina “pensiero debole” (pensamento fraco), isto é, uma reflexão marcada pela interpretação da falência das grandes narrativas, o que leva à inevitável relatividade da interpretação das coisas do mundo.
Esta visão relativa do mundo aponta para o niilismo, dissolução das ideias de verdade e de fundamento, outro tema relevante no pensamento de Vattimo. É desta maneira que, recorrendo a uma profunda e contínua meditação sobre a “crise dos fundamentos”, a partir da concepção heidegeriana do “fim da metafísica”, que Vattimo conduz suas preocupações à análise da política e da religião como questões prementes da atualidade. Aqui, vale lembrar Paul Valéry (que Vattimo não cita) mas que segue na mesma linha de reflexão: Valéry escreve que a barbárie é a era dos acontecimentos e que nenhuma sociedade se estrutura, se organiza sem as coisas vagas.
Por coisas vagas ele entende os ideais políticos, a religião, a metafísica, enfim, os fundamentos. Sabemos assim que é o predomínio dos acontecimentos que cria a desordem do mundo. A passagem da desordem à ordem só é possível com o trabalho do pensamento tal como é percebido e desenvolvido na obra de Vattimo. É neste sentido que Vattimo dirige seu esforço para elucidar as possíveis tarefas da filosofia num mundo pós-metafísico.
Sua proposta filosófica é uma resposta à crise das grandes correntes filosóficas dos séculos XIX e XX: o hegelianismo com sua dialética, o marxismo, a fenomenologia, a psicanalise, o estruturalismo. O pensamento fraco é uma atitude pós-moderna que aceita o peso do “erro”, ou seja, do efêmero de tudo o que é histórico e humano. É a noção de verdade que se deve adequar à dimensão humana, e não vice-versa. Assim, a verdade é criação, jogo, retórica.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590