Programa Educativo

Programa Educativo

As visitas mediadas à exposição serão realizadas em três eixos: biográfico, temático e técnico/estético. No eixo biográfico ,serão exploradas as trajetórias dos artistas, apresentando ao público Nello Nuno – autodidata artista e professor –, em diálogo com sua irmã Eliana Rangel – pintora, desenhista e ilustradora. O eixo temático aborda o cotidiano afetivo e o imaginário fantástico, tão bem construídos no trabalho de Nello, e a memória e a ancestralidade presentes nas obras de Eliana. Já no eixo técnico/estético, o foco é a pintura como linguagem, por meio da apresentação de análises das cores, texturas e composições das obras.

Dentro das ações de acessibilidade, o Programa Educativo oferece audiodescrição ao vivo da galeria e das principais obras da mostra para pessoas cegas. Serão disponibilizadas ao público duas placas com reproduções táteis (alto relevo) dos quadros dos artistas; e duas telas de materiais diferentes (tecido e papel) cobertas em tinta acrílica, muito usada por Nello e Eliana, para que o público possa sentir os diferentes resultados de textura. Também será oferecido um tablet com apresentação de informações básicas sobre a exposição em áudio e libras. Todo o material de acessibilidade deve ser solicitado à equipe educativa.

Foram preparadas, ainda, duas atividades especiais para o período da exposição, inspiradas nas artes de Nello Nuno e Eliana Rangel. No Ateliê Aberto de Pintura Acrílica, que será realizado aos sábados e domingos durante todo o mês de março, os participantes aprenderão os conceitos do Estudo da Cor – cores primárias, secundárias e complementares – e farão experimentações com técnicas de pintura em tinta acrílica. O ateliê irá funcionar das 10h às 11h30 para crianças de até 12 anos, e das 14h às 17h30 para jovens e adultos, e todos devem usar roupas apropriadas para o manuseio de tintas. São 15 vagas por horário e não é necessário fazer inscrição prévia.

Haverá, também, a Formação de Professores – Pintura e Paisagem na sala de aula nos dias 27, 28 e 29 de março, sempre das 19h às 21h. O curso apresenta a pintura como instrumento de reflexão sobre território, paisagem, afeto e memória, uma maneira estética de pensar as lembranças que compõem identidades e dão significado aos lugares e ao passado. Ao usar tintas guache e acrílica, os participantes aprenderão a pintar paisagens, que são estruturadas em camadas e planos de exposição, como uma metáfora materializada de nossas memórias afetivas acerca de lugares, pessoas e situações. O curso tem 15 vagas e as inscrições gratuitas devem ser feitas, de 20 a 23 de março, pelo link:   http://bit.ly/2p04Dws. Informações no telefone (31) 3289-8910.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590