Residência Artística em Arte Digital da Casa Fiat de Cultura

Residência Artística em Arte Digital da Casa Fiat de Cultura

Residência é o nome dado para morada e locais onde se reside. Já Residência Artística significa habitar um lugar onde será desenvolvido um novo processo de produção. É a arte em diálogo com o contexto em que está inserida. Uma interação com o ambiente e as pessoas deste lugar de onde emergirão novos conhecimentos e proposições.

De 15 de maio a 3 de junho, 8 artistas selecionados para este programa vão compartilhar com o público a evolução de seus projetos de arte digital, que serão posteriormente exibidos. Uma produção coletiva e colaborativa que surge de várias conexões.

Conexões no digital/material, entre a cultura, o design e o patrimônio, entre a tecnologia e as pessoas. A base será o painel “Civilização Mineira” (1959), de Portinari, que sairá das paredes da Casa Fiat de Cultura, interligando suas cores, linhas e inspirações à cena urbana de Belo Horizonte, em uma interface entre a materialidade/virtualidade. Um projeto pensado, desde seu início, a partir das colaborações. A primeira trouxe um nome referência para fazer a curadoria. Pablo Gobira, professor de pós-graduação em Artes na Escola Guignard (UEMG) que trouxe a visão da academia e da arte contemporânea como fonte inspiradora para ampliar e aprofundar as experiências artísticas.

A segunda é a CASACOR, que a partir de um olhar criativo transformou o ambiente da residência  em um espaço acolhedor e estimulante para a experiência dos artistas e do público dentro desta Casa de Cultura. Os arquitetos que se uniram a esta ideia de conexões criativas foram Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta.

Esta produção coletiva se fez concreta com os selecionados para esta imersão na forma de Residência Artística. São aqueles que aceitaram o desafio de uma jornada transdisciplinar de experimentação colaborativa para repensar o espaço museológico, no ciberespaço.

Para pensar novas possibilidades tecnológicas e materializar as ideias propostas dentro do conceito entra o Fab Lab do Isvor (Universidade Corporativa da FCA-Fiat Chrysler Automóveis). Um lugar que valoriza o empoderamento dos participantes e se torna espaço de desenvolvimento de competências para a inovação, colaboração e liderança.

O ciclo se completa com o público que, nesta proposta, está inserido na reflexão sobre o museu no mundo contemporâneo. Este projeto integra a 16ª Semana de Museus que tem como tema Museus Hiperconectados. Acreditamos que esta nova perspectiva de realidade mista, onde se somam acervos materiais, a vida na cidade, história e linguagens digitais é uma das formas de expandir o conceito de museu como lugar da contemplação para se tornar lugar de conexão, de novas experiências, transmutando o público de espectador a interlocutor e transformador do próprio espaço.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590