Ciclo de Palestras – Mulheres Artistas no Modernismo Brasileiro

Ciclo de Palestras – Mulheres Artistas no Modernismo Brasileiro

Nunca se debateu tanto sobre a luta feminina, embate relevante por direitos e respeito. No século passado, algumas artistas desafiaram as tradições e convenções e se destacaram como referência na arte no Brasil. Elas ganham os holofotes da próxima conferência do Ciclo de Palestras da exposição “Formas do Moderno na Casa Fiat de Cultura – Coleção da Fundação Edson Queiroz”: “Mulheres Artistas no Modernismo Brasileiro”, a ser realizada no dia 22 de março, às 19h30, no espaço multiuso da Casa Fiat de Cultura. Com entrada gratuita, quem apresenta ao público essas mulheres que marcaram o modernismo é a historiadora Rita Lages Rodrigues.

A exposição conta com obras de artistas femininas como Maria Helena Vieira da Silva, Maria Martins, Judith Lauand e Ione Saldanha             , que deixaram sua marca na história da arte brasileira e mostraram suas diferentes formas de expressar e enxergar o mundo. Na conferência, outras artistas que se tornaram ícones, como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, serão abordadas por sua importância no cenário artístico.

A historiadora Rita Lages Rodrigues explica que a partir da participação das mulheres no modernismo brasileiro, pretende-se pontuar a entrada das mulheres no meio autônomo das artes plásticas. “A palestra busca refletir sobre a autonomização da esfera artística, ocorrida desde o século XIX, associada a transformações sociais mais amplas referentes à participação das mulheres em espaços antes definidos como masculinos. Será abordada também a realidade do modernismo em Belo Horizonte, em particular a participação feminina neste cenário”, ressalta.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca uma hora meia, elas são ministradas por renomados especialistas dos temas abordados. A próxima conferência será realizada no dia 19 de abril, sobre colecionismo.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590