Mesa “Acessibilidade: A Literatura como direito para todos”

Mesa “Acessibilidade: A Literatura como direito para todos”

8 de outubro, às 14h30, Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura

 

Para fechar a programação na Casa Fiat de Cultura, o tema da acessibilidade volta a ganhar destaque, desta vez durante a mesa “Acessibilidade: A Literatura como direito para todos”, que será realizada no sábado, dia 8 de outubro, às 14h30, no Espaço Multiuso. Com mediação do Coordenador Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Romerito Costa Nascimento, a mesa apresenta especialistas em acessibilidade, que irão discutir sobre o acesso da sociedade à literatura. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço (250 lugares).

O acesso à literatura é um direito de todos, e é por meio dela que a capacidade criativa, inventiva, a sensibilidade, a informação e a imaginação são estimuladas como formas de comunicação intersubjetiva, de expressão do ser humano e do acesso ao conhecimento construídos pela humanidade. Assim, partindo do pressuposto de que a promoção da acessibilidade atua como um empenho de se fazer valer o direito humano à cultura e à educação, bibliotecas brasileiras têm investido na educação e na inclusão de todos os membros da sociedade, com a promulgação de iniciativas e atitudes para que todos alcancem os livros nas bibliotecas.

 

Ana Paula Silva (SP) – Psicóloga com carreira no terceiro setor há 16 anos com atuação em projetos no Brasil, Estados Unidos e Moçambique. Colaboradora da Fundação Dorina desde 2013, coordena o projeto Rede de Leitura Inclusiva que desenvolve projetos de mobilização, capacitação de profissionais e construção de ações com instituições brasileiras em prol da leitura e acesso à informação, além de outros projetos de acessibilidade.

 

Carla Mauch (SP) – Pedagoga, Coordenadora Geral da Mais Diferenças, Empreendedora Social da Ashoka, Líder da Rede de Inclusão Social do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Benefício das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria da DPESP. Está à frente do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/Ministério da Cultura.

 

Glicélio Ramos (MG) – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (Fundação João Pinheiro). É membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais e coordenador do Setor Braille da Superintendência de  Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário.

 

Mediador: Romerito Costa Nascimento (MG) – possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi assessor para assuntos de inclusão e acessibilidade de alunos com deficiência da UFMG e atualmente está à frente da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania.

 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590