CAMPANHA NOVEMBRO AZUL 2015 PROMOVE A SAÚDE DO HOMEM

No mundo inteiro o mês de Novembro é Azul. Trata-se da Campanha Internacional que visa conscientizar a população sobre a prevenção e os perigos do câncer de próstata, incentivando a realização de exames. Em apoio a esta iniciativa, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Hospital Madre Teresa e o Hospital Felício Rocho, disponibilizará consultas e exames gratuitos ao longo do mês, além de promover palestras com o objetivo de informar o público masculino sobre os mitos e tabus em torno da doença.

As ações da campanha Novembro Azul na Casa Fiat de Cultura começam no dia 11 de novembro de 2015 com o Hospital Madre Teresa. Nesta data, o integrante da equipe de Urologia da instituição e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Paulo Arantes, conversa com o público na palestra “Próstata – Problemas, Prevenção e Tratamento” sobre as principais dúvidas urológicas e os meios de se antecipar o diagnóstico do câncer de próstata. A Palestra será realizada às 19h30, no Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura. No dia 12 de novembro de 2015 o público masculino terá a oportunidade de realizar exames e consultas gratuitas. O Dr. Paulo Arantes irá atender os pacientes em um consultório montado na Casa Fiat de Cultura com atendimento das 9h às 17h, com duração de cerca de 20 minutos cada. As consultas deverão ser marcadas antecipadamente pelo telefone 3289-8924, sem custo algum para o público.

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2015 é a vez dos profissionais do Hospital Felício Rocho entrarem em ação com consultas e exames gratuitos para o público masculino, das 14h às 18h, na Casa Fiat de Cultura. No dia 26, às 19h30, um dos urologistas do hospital apresenta palestra com o intuito de contribuir na prevenção do câncer de próstata.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), realizada em 2013, com cerca de cinco mil homens, revelou que 44% dos entrevistados nunca se consultaram com um urologista e 47% jamais realizaram exames para detectar o câncer de próstata. Cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, “é assustador que tantos homens escolham colocar em risco sua saúde e suas vidas por um preconceito tão injustificado. O Novembro Azul é uma oportunidade ímpar para que todos contribuam para desfazer este equívoco cultural de consequências tão trágicas para os homens e suas famílias”.

Com esta iniciativa, de aliar cultura e saúde, a Casa Fiat de Cultura busca prestar mais um serviço à sociedade, ao promover a democratização do acesso à saúde, fornecendo serviços e informações qualificadas para a população. A Casa Fiat de Cultura entra na Campanha Novembro Azul de forma atuante, não apenas acendendo as luzes de sua fachada em apoio ao movimento e distribuindo materiais informativos, mas também engajando o público a fazer parte e se prevenir. Não é de hoje que se discute a relação dos museus com seus contextos sociais. Já é comum, na Europa e nos Estados Unidos, que os centros culturais sejam também potencializadores de discussões e ações que busquem fazer a diferença na sociedade.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590