Bate-papo | Design Automotivo: desafios globais e percepções regionais

Bate-papo | Design Automotivo: desafios globais e percepções regionais

7/mar

CASA FIAT DE CULTURA REALIZA BATE-PAPO COM RALPH GILLES, DESIGNER DE DETROIT, QUE VAI DESTACAR OS DESAFIOS DO DESIGN DE AUTOMÓVEIS 

Gilles, que já foi destaque em série da Netflix, “Abstract”, vai abordar tendências e desafios do setor, além das habilidades que os futuros profissionais precisam desenvolver 

O design propões soluções criativas para aperfeiçoar objetos e sua usabilidade no dia a dia. Para além da estética, ele tem alto valor relacionado à função. Mas será que o design de produtos é igual em todos os lugares do mundo? Para conversar sobre essa temática, a Casa Fiat de Cultura realiza, no dia 7 de março, às 19h, o bate-papo “Design Automotivo: desafios globais e percepções regionais”. O vice-presidente de design da Stellantis South America, Peter Fassbender, recebe o diretor de design da Stellantis, Ralph Gilles, que vem especialmente de Detroit (EUA), a cidade do design automotivo. O evento é gratuito e terá inscrição pela Sympla. A conversa será em inglês, com tradução simultânea. 

Ralph Gilles é um dos ícones mundiais do design automotivo. Ele, que é protagonista em um dos episódios de “Abstract” – série da Netflix que apresenta designers de todo o mundo e como o seu trabalho influencia a sociedade –, acredita que os veículos têm alma, olhos e personalidade. No bate-papo, ele vai abordar a necessidade de equilibrar soluções técnicas universais com adaptações às diversas perspectivas culturais. Dessa forma, os profissionais têm o desafio de criar produtos que são verdadeiras expressões da personalidade humana, aliando estética e a funcionalidade. 

Atualmente, os designers de automóveis passam por um momento de grande reinvenção: a popularização do carro elétrico, a tendência por automação e a velocidade em que as novas tecnologias surgem a todo momento influenciam diretamente as criações. Assim, os profissionais precisam desenvolver novas habilidades, além de garantir um design que ressoe globalmente, mas que respeite as nuances locais. A resposta, talvez, esteja na paixão e no envolvimento com a criação. “Gosto de fazer o rascunho da frente do carro. Os olhos são muito importantes para mim”, destaca Gilles, na abertura de “Abstract”. Para o designer, a conexão entre as pessoas e seus carros é muito poderosa, por isso, é preciso “Tudo precisa ser arte. Não só para meus projetos, mas para todos os designers. Então, precisamos nos superar”, reflete. 

O bate-papo “Design Automotivo: desafios globais e percepções regionais” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.    

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590