8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura

8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura

Até 8 de janeiro

Sob curadoria do artista plástico Leo Piló, o presépio, em tamanho real, foi construído coletivamente pelo público com materiais reciclados, com o tema “Flores para Guignard”

O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura já se tornou uma tradição nas comemorações de fim de ano de Belo Horizonte e é uma das atrações do Natal na Praça da Liberdade. Nesta 8ª edição, a instalação faz uma homenagem ao legado de Alberto da Veiga Guignard, importante pintor que ficou conhecido por retratar as paisagens de Minas Gerais. Com o tema “Flores para Guignard”, o presépio, criado com a participação do público e curadoria do artista plástico Leo Piló, será inaugurado no dia 30 de novembro de 2022, às 19h, com um bate-papo com o curador e apresentação do Coral Árvore da Vida, sob a batuta do regente Júlio Bastos. A programação é gratuita e o presépio ficará aberto à visitação até 8 de janeiro de 2023. 

O azul e verde, predominantes na paleta de Guignard, ganham destaque no Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, que será ambientado em um cenário inspirado na Belo Horizonte da década de 1940. As pinturas do artista, muitas delas elaboradas com arranjos florais, serviram de inspiração para a cena natalina, inteiramente confeccionada com materiais reciclados: caixas de sabão em pó e cereais, embalagens de papel e papelão, plástico e jornais tudo se tornou matéria-prima. Os materiais utilizados são oriundos de coleta seletiva e parte deles é proveniente da ilha ecológica do Pólo Automotivo da Stellantis em Betim e da Associação dos catadores de papelão e material reaproveitável (Asmare). 

O curador do presépio, Leo Piló, propõe que cada um encontre sua poesia nos vasos de flores criados com a participação do público durante as atividades do ateliê aberto realizadas durante os meses de outubro e novembro na Casa Fiat de Cultura. “A coletividade é o que torna tudo especial. Contamos com a ajuda de crianças, jovens e adultos para dar outra vida a materiais que seriam descartados. Juntos, incentivamos a reciclagem e ajudamos na preservação da natureza, que era algo que Guignard dava muita atenção”, pontua Piló. 

Na cenografia criada para esta edição, a tradicional Sagrada Família ficará em um jardim inspirado no Parque Municipal da capital mineira, onde Guignard, em meio à paisagem, gostava de dar aulas. A Sagrada Família será representada sentada em um tradicional banco do Parque, fazendo um convite à contemplação. O menino Jesus, dentro de um carrinho de bebê de época, mantém o simbolismo de esperança e renovação que a data propõe.  Já os Três Reis Magos representarão a diversidade da religiosidade brasileira: o bispo, que estará vestido com batina; o pajé, que virá com adereços indígenas; e o babalorixá, de calça comprida, blusa e chapéu, uma referência à ancestralidade africana. Três molduras criam possibilidades de interação do público com a cena que, assim como Guignard, poderá fazer seus autorretratos. Muitas flores, folhagens, vegetações e animais também compõem o cenário, todos produzidos com material reciclado, a partir de técnicas de cartonagem, colagem, decoupage, dobraduras e origamis. 

“No ano em que Belo Horizonte completa 125 anos, homenageamos um artista plástico que faz parte da história da capital mineira. Guignard vislumbrou em nossas montanhas uma infinitude de cenários e aqui encontrou inspiração para pintar. Com este projeto, reafirmamos não só a importância do legado deste grande artista, como também colocamos luz a temas de extrema importância para a Casa Fiat de Cultura: a colaboração e a sustentabilidade”, afirma o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo. 

A 8ª edição do “Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio da Sada e do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590