A Mole Antonelliana foi fundada em 1976, por Claudio Gontero. Ele era um imigrante italiano que se instalou em Belo Horizonte e criou a confeitaria. Com receitas da tradicional culinária italiana, doces, tortas e petit fours são confeccionados artesanalmente ao longo de todos esses anos, quase como obras de arte.
Em 2008, a família da chef confeiteira Lorena Tammaro – que também é descendente de italianos – compra a confeitaria, que passa por uma grande reforma. Novas receitas foram incorporadas e a Mole Antonelliana chegou a ser eleita como a melhor doceria pela revista Veja Comer & Beber, nos anos de 2012 e 2013.
A torta Saint Honoré é o carro-chefe da confeitaria, com camadas de massa folhada, recheadas com creme de chocolate, cobertura de chantilly, folhas de chocolate e bombinhas de baunilha caramelizadas. Mas também é possível experimentar bombas, nidos, tiramissus e muitos sabores únicos, com ingredientes tradicionais e de qualidade.
A grande inspiração para o nome foi um monumento de Turim, na Itália, também chamado de Mole Antonelliana. A edificação foi projetada no século XIX, por Alessandro Antonelli – de onde seu nome provém. Com 167 metros de altura, foi projetada, originalmente, para ser uma sinagoga e se tornou o edifício em alvenaria mais alto da Europa. Hoje abriga o Museu Nacional do Cinema Italiano e oferece ao visitante uma visita panorâmica da cidade.
A confeitaria Mole Antonelliana, em Belo Horizonte, funciona no mesmo horário da Casa Fiat de Cultura: de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados domingos e feriados, das 10h às 18h, exceto às segundas.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590