O Programa Educativo é peça fundamental nos trabalhos de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado pela Casa Fiat de Cultura a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em visitas mediadas, oficinas, programa de palestras, assessoria ao professor e outras atividades. Desde que passou a integrar o Circuito Liberdade, a Casa Fiat de Cultura tem construído uma nova identidade para o Programa, visando não apenas a abordagem dentro das galerias, mas, também, a possibilidade de acompanhar as práticas e os processos do fazer criativo. Para isso, foi estruturado um Ateliê Aberto, que atende aos visitantes e lhes proporciona um espaço de experimentação livre dentro das múltiplas linguagens artísticas.
A exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza na Casa Fiat de Cultura” contará com agendamento de visitas mediadas, além de visitas temáticas, palestras, minicursos e ateliês abertos. Com coordenação da educadora Clarita Gonzaga, as temáticas do Programa Educativo relativas à mostra irão variar entre natureza e pintura de paisagem, além de abordar os 60 anos de carreira da artista mineira, oferecendo ao público uma imersão nas experiências e processos criativos que nortearam a produção das obras em exposição.
Nas Visitas Mediadas, os participantes serão desafiados a não apenas contemplar, mas, também, a refletir sobre as obras expostas, por meio de estratégias específicas de mediação, que serão realizadas de terça a sexta, nos horários de 10h30, 13h30, 15h30 e 19h, com agendamento prévio por telefone ou e-mail (com vagas limitadas). Para ampliar a acessibilidade da mostra, serão realizadas Visitas Acessíveis, com agendamento prévio, em que serão discutidos e disponibilizados recursos para que todos os públicos possam apreciar a exposição em suas variadas possibilidades sensoriais.
Aos sábados, domingos e feriados, o público poderá apreciar as obras, sob diferentes perspectivas, nas Visitas Temáticas. A trajetória profissional de Yara Tupynambá, a pintura como registro da natureza e a linguagem da pintura de paisagem serão apresentadas de maneiras diversas, tornando cada visita um momento único. As inscrições para participar podem ser feitas no local, e os horários disponíveis são sempre às 10h30, às 13h30 e às 16h30.
Outra ação do Programa Educativo são os Minicursos Fotografia e Paisagem na Sala de Aula. Voltada a professores das redes pública e privada, a iniciativa terá como tema principal a fotografia de paisagem, em um paralelo com a pintura de natureza, além de apresentar temáticas como fotografia de objeto, retrato, sobreposição de imagens, composição, iluminação, enquadramento e efeitos, e de discutir possibilidades de aplicação em sala de aula. Serão três encontros presenciais, nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 19h às 21h.
Para aprender as técnicas fotográficas por meio da experimentação, o público poderá participar do Ateliê / Estúdio Aberto, espaço lúdico e descontraído, imerso no universo da fotografia. Com o apoio de um educador habilitado, crianças e adultos serão introduzidos à fotografia de paisagem, em um paralelo com a pintura de natureza, presente na exposição.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590