Educativo

O programa educativo da exposição “Tarsila e o Brasil dos Modernistas” está baseado na pergunta “como se constrói conhecimento social?“ Alunos, professores e visitantes serão os protagonistas da visita à exposição. Eles construirão suas próprias opiniões a partir de enfoques temáticos sugeridos pelos educadores, com base na proposta da curadora da exposição. Em investigações pessoais ou em pequenos grupos, munidos de um conjunto de fotos e textos plastificados e, eventualmente, também objetos, eles poderão elaborar relações com as obras expostas.

Uma experiência que é intercalada com exercícios de arte, atividades práticas relacionadas à visita. Os educadores intervirão sugerindo conexões interculturais, como por exemplo, questões estéticas, sociais, políticas e antropológicas ou mudanças de percurso, para despertar a curiosidade intelectual de todos. Farão prevalecer perguntas e não respostas para fazê-los pensar e desconstruir não só as categorias do certo e do errado, como também a imagem que os alunos têm do papel do educador de museus e instituições culturais, como principal interlocutor. Desta forma, o imaginário, as histórias pessoais, as informações e conhecimentos trazidos pelos visitantes se conectarão com as obras de arte de valor estético e conteúdo simbólico, para proporcionar uma conversação cultural, uma rede poética e não lógica.

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Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

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