Carlo Vezzoli (Politecnico di Milano, Itália) é professor de Environmental Requirement of the Industrial Product (Life Cycle Design) e Design de Sistemas para Sustentabilidade no Politécnico di Milano, integrando também o curso de doutorado. Coordenou diversas pesquisas nacionais e internacionais na área do design sustentável. No Politécnico di Milano coordenou o grupo de pesquisa Design and System Innovation for Sustainability (DIS) e é coordenador da Rede LeNS_Italy Research Lab (Learning Network on Sustainability), ambos filiados ao Departamento de Desenho Industrial (INDACO). É autor de diversos livros publicados no Brasil.
Célio Teodorico dos Santos (UDESC) bacharel em Desenho Industrial pela UFPB. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, e Doutorado em Engenharia Mecânica também pela UFSC. É professor Adjunto do Departamento de Design da UDESC, atou como Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 2011-2013. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design, sendo atualmente Vice-Coordenador do PPGDesign. Foi curador adjunto da 5ª Bienal de Design 2015 em Florianópolis – Exposição Design para Todos. Tem ampla experiência prática no desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário (Paradesign, Estudio556).
Dijon De Moraes (UEMG) B.Sc., M.Sc., PhD em Design pelo Politecnico di Milano, com pesquisa de pós-doutoramento no mesmo instituto. Pelo conjunto de sua obra prática e teórica obteve reconhecimento no Brasil e no exterior. É autor, entre outros, dos premiados livros Limites do Design; Análise do design brasileiro e Metaprojeto: o design do design. Atualmente é Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG; Líder do Grupo de Pesquisa Teoria e Cultura no CNPq; Coordenador do Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design e Editor dos Cadernos de Estudos Avançados em Design da EdUEMG.
Jackeline Lima Farbiarz (Puc Rio) é mestre em Letras pela PUC-Rio e doutora em Educação na área de concentração Estudos da Linguagem pela USP. Com o grupo DeSSIn, do qual é fundadora e coordenadora. Seus interesses de pesquisa são: práticas culturais estabelecidas a partir de relações interpessoais; objetos e sistemas de informação como registros fotográficos de um instante; novas tecnologias de informação e comunicação como propiciadoras de novos modos comunicativos; mediação do Design na manutenção e/ou inovação cultural e o Design em contextos pedagógicos.
Maria Cecília Loschiavo Santos (USP) possui graduação (1976), Licenciatura (1977), Mestre (1985) e Doutora (1993) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora Titular de Design da Universidade de São Paulo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-Doutorado na University of California, Nihon University e no Centre Canadien d’Architecture. Pesquisadora visitante em diversas universidades do Japão, Canadá, EUA, Austrália e Índia. Exerce atividades de coordenação e assessoria científica do CNPq e CAPES para a área de Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase nos seguintes temas: design, design para a sustentabilidade, design brasileiro e design social.
Ricardo Portilho (UEMG) possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e graduação em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). MFA Design pelo Sandberg Institute, Amsterdã (2007). Atualmente é aluno do curso de Mestrado em Design na UEMG. Atua como professor no curso de graduação em Design Gráfico da UEMG. Interesse em Interfaces entre o Design Gráfico e a Arte Contemporânea.
Vasco Branco (Universidade de Aveiro, Portugal) doutor em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (1997), Mestrado em Sistemas e Computadores Digitais (1987) e a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (1978) na Universidade do Porto. Desde 2002 é professor Associado Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, sendo um dos pioneiros responsáveis pela área de Design. Atua como docente nas disciplinas dos cursos de Design, e nos programas de Mestrado/Doutorado em Design, nas linhas Materiais e Gestão do Produto. É Diretor do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] (UA/UP) desde a sua fundação em 2008.
Virginia Borges Kistmann (UFPR e Puc PR) graduada em Desenho Industrial pela ESDI, mestrado em Design pelo Royal College of Art – RCA, na Inglaterra, e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC, com programa sanduiche na Koeln International School of Design- KISD, Alemanha. Professora da graduação em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e do Programa de Pos-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Tem experiência profissional na área do Design. Coordena o projeto Capes Unibral I, em parceria entre a PUCPR e a Universidade de Wuppertal.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172