Rodin: do Ateliê ao Museu – Fotografias e Esculturas conta com um programa educativo elaborado especialmente para atender grupos, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de educadores capacitados pela instituição.
Segundo a arte-educadora Rachel Vianna, responsável pela concepção do programa educativo da exposição de Rodin, o conceito de mediação adotado envolve um embate entre duas tendências opostas. Por um lado, reconhece o direito de cada visitante construir significado para as obras de arte, com base em sua história de vida, seus conhecimentos e experiências.
Por outro lado, entende que o acesso a conhecimentos especializados pode abrir novas portas para a compreensão da arte e ampliar a experiência estética. “Nosso desafio é que as atividades propostas alternem estas duas tendências, sem pretender uma postura de autoridade absoluta, nem furtar-se responsabilidade de introduzir conhecimentos especializados e problematizar visões ingênuas ou preconceituosas da arte”, destaca Rachel Vianna.
Com o formato de workshop, a assessoria ao professor foi desenhada para dar suporte aos professores e profissionais interessados em desenvolver seu próprio roteiro de visita. Ao trabalhar em grupos pequenos, o participante terá a oportunidade de discutir, com supervisão do programa educativo, abordagens direcionadas para os seus interesses específicos.
As inscrições para o agendamento de visitas orientadas já estão abertas. É necessário um agendamento prévio. Reserve o seu horário o quanto antes, pois a procura é grande e nem sempre é possível atender a todos os pedidos. Grupo mínimo de 10 pessoas e máximo de 40 pessoas.
O agendamento para grupos e escolas poderá ser feito pelo telefone (31) 3289-8910 ou pelo e-mail agendamento@casafiat.com.br
As inscrições para o agendamento de visita para grupos estão esgotadas. O programa educativo já está trabalhando com lista de espera em caso de surgimento de cancelamentos.
As exposições seguem normas restritas de segurança, as quais determinam um número máximo de visitantes ao mesmo tempo. A visita em grupos sem agendamento prévio fica sujeita a lotação da galeria e provável fila de espera.
Durante os finais de semana e feriados haverá visitas temáticas para o público em geral. Não é necessário fazer reserva, basta procurar o Balcão do Educativo localizado na entrada das exposições.
Para apoiar o professor ou responsável por um grupo de visitantes, ficará disponível, no site da Casa Fiat, um material com informações e sugestões para atividades educativas relacionadas exposição. São informações sobre os artistas, dicas de livros, sites para pesquisa, citações de críticos e historiadores, sugestão de roteiros de leitura e propostas temáticas. O material pode ser usado em atividades de preparação para a visita ou para aprofundar e ampliar os temas tratados na mostra.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590