Quando visitei o Museu Rodin, em Paris, no fim de 2008, para verificar a condição real de trazer para a Casa Fiat de Cultura a exposição Rodin: do Ateliê ao Museu – fotografias e esculturas, além de muita esperança, levava comigo certa emoção, e justificada: a de saber ser possível fazê-lo.
A importância da mostra, a grandeza do artista, a alegria de apresentá-lo ao público brasileiro sob a forma dessa exposição tão especial, única mesmo, tudo isso contrastava com a memória recente dos apenas três anos de história de nossa Casa Fiat.
O começo difícil dessa bem-sucedida aventura, marcada pela completa e confessa inexperiência, teve a compensação de uma volta juventude: fazer, quela altura da vida, algo de inteiramente novo, encarar o desconhecido com doida coragem e a certeza de que tudo daria certo, sem um segundo de dúvida, volver a los diecisiete.
A cálida acolhida da direção do Museu Rodin – tanto para nossa visita quanto para a intenção de trazer a exposição ao Brasil – aumentou ainda mais a emoção. Deixei a França em estado de graça e permaneço nele até agora. É essa emoção juvenil que desejo dedicar a todos que conspiraram por essa realização.
Uma exposição desse grande artista francês, no Ano da França no Brasil, patrocinada por uma empresa de orgulhosa gênese italiana, faz saber que a Casa Fiat de Cultura é uma casa brasileira, com certeza.
José Eduardo de Lima Pereira
Presidente da Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590