OCUPAÇÃO NAZISTA EM ROMA E A RESPOSTA DO CINEMA NEORREALISTA É TEMA DE PALESTRA NA CASA FIAT DE CULTURA
Professor da Fundação Torino, Riccardo Cassoli, analisa o filme “Roma, città aperta” na abertura do ciclo de palestras Quartas Italianas
Neste mês de setembro, começa a sexta edição das Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura, que contará com um ciclo de palestras inteiramente voltado para a história e a cultura de Roma, capital da Itália. O tema da primeira palestra é Roma, città aperta: a ocupação nazista em Roma e o cinema neorrealista, a ser realizada no dia 27 de setembro, das 19h30 às 21h. O professor de Literatura da Fundação Torino Escola Internacional, Riccardo Cassoli, apresentará o histórico da invasão nazista na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, e a ascensão do movimento neorrealista, uma corrente literária que se tornou tendência artística, especialmente no cinema, e cuja proposta é representar a vida humana e social e transmitir as necessidades do povo. A palestra, que será ministrada em italiano com tradução simultânea, tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (250 lugares).
Riccardo Cassoli dará destaque ao longametragem Roma, città aperta (1945), do diretor Roberto Rossellini, filmado dois meses após a libertação da cidade do exército nazista. A escolha do título “cidade aberta” faz referência ao Artigo 25 da Segunda Convenção de Haia (1907), um tratado internacional sobre crimes de guerra, que proibia, por qualquer meio, o ataque a cidades declaradamente indefesas. Aclamada pela crítica, a obra recebeu o Grande Prêmio do Festival de Cannes de 1946 e se tornou um marco fundamental do neorrealismo italiano.
Desde 2015, o programa Quartas Italianas apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música, cinema e literatura italiana. Mais de duas mil pessoas já participaram da iniciativa. Na sexta edição, o público aprenderá sobre temas essenciais que envolvem a cidade de Roma: história, arquitetura, religião e arte.
O ciclo de palestras é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Banco Fidis, Fiat Finanças, CNH Industrial, New Holland, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.
Sinopse: Roma, città aperta
Roma sob ocupação nazista, 1944. Um dos líderes da resistência italiana, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero) é procurado pelos alemães e busca ajuda do amigo Francesco (Francesco Grandjacquet) e sua noiva, Pina (Anna Magnani). O casal o esconde, mesmo diante da aproximação nazista, e tenta auxiliá-lo, junto ao padre Don Pietro (Aldo Fabrizi), no plano de entregar um milhão de liras aos seus compatriotas.
Riccardo Cassoli
Riccardo Cassoli leciona Literatura e História no Ensino Médio da Fundação Torino desde 2013. Formado em Literatura Moderna pela Universidade de Macerata, uma das mais antigas universidades da Itália, tendo defendido tese sobre a Literatura Italiana do século XVIII. Cassoli já ministrou diversas palestras na Itália, em outros países da Europa e na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, sobre temas relacionados à literatura e à história italiana, como a Primeira Guerra Mundial, e as obras de poetas, pensadores e dramaturgos, como Giacomo Leopardi, Nicolau Maquiavel e Luigi Pirandello.
Casa Fiat de Cultura
Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.
Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.
Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura, que atualmente integra o Circuito Liberdade de Belo Horizonte, e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.
Fundação Torino
A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 42 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.
SERVIÇO
Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura
6ª edição
Palestra: Roma, città aperta: a ocupação nazista em Roma e o cinema neorrealista
Professor: Riccardo Cassoli (ITA)
Data: 27 de setembro
Local: Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura
Horário: 19h30 às 21h
A palestra, que será ministrada em italiano com tradução simultânea, tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (250 lugares).
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
www.circuitoculturalliberdade.com.br
Informações para a Imprensa
Personal Press
Polliane Eliziário – polliane.eliziario@personalpress.jor.br – (31) 99788-3029
Raquel Braga – raquel.braga@personalpress.jor.br – (31) 99548-9158
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590