Quartas Italianas – O Amor Sagrado e o Amor Profano de Tiziano

Quartas Italianas – O Amor Sagrado e o Amor Profano de Tiziano

Casa Fiat de Cultura traz especialista em História da Arte, Marco Elizio, para analisar célebre quadro de pintor italiano

A ilustre tela “O Amor Sagrado e o Amor Profano”, pintada em 1514 pelo artista veneziano Tiziano Vecellio, desperta histórica curiosidade de seus admiradores e é objeto de especulações e estudos ao longo dos anos. No dia 25 de abril, o Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura traz o especialista em História da Arte, Marco Elizio, que irá decifrar o quadro como um grande poema sobre o amor, com base em teoria neoplatônica do período renascentista. A palestra “O Amor Sagrado e o Amor Profano de Tiziano” será realizada das 19h30 às 21h e tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares) e distribuição de senhas a partir das 18h30.

A obra de Tiziano mostra uma cena com duas mulheres, uma delas despida, de aparência muito semelhante, sentadas em uma fonte, e um cupido que brinca com a água. Qual seria a mais bela: a “beleza vestida” ou a “beleza desnuda”, a Vênus Pudica ou a Vênus Triunfante? A famosa tela revela questões curiosas sobre a feminilidade nas artes do período renascentista. “Nesta impressionante obra-prima veremos como, em um simples retrato alegórico de uma noiva nobre, a poética da ‘Felicidade Eterna’ e da ‘Felicidade Breve’ de Cesare Ripa [escritor neoplatônico italiano do século XVI], pode nos levar a decifrar uma pintura antiga como um grande poema sobre o amor”, comenta o professor Marco Elizio.

O palestrante também abordará o diferencial na obra de Tiziano com relação aos artistas de seu tempo. Enquanto a arte florentina de Michelangelo, por exemplo, glorificava obsessivamente a masculinidade – comprovada pelas esculturas de um vigoroso “David” ou um intimidador “Moisés” –, a arte veneziana de Tiziano glorificava a feminilidade através de suas sensuais Vênus loiras semidespidas ou reclinadas eroticamente. No entanto, suas figuras femininas, mesmo livres das convenções antiquadas, não perderam a dignidade erudita das tradições clássicas.

Desde 2015, o programa Quartas Italianas apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música, cinema e literatura italiana, e mais de duas mil pessoas já participaram da iniciativa. O ciclo de palestras é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio da Fiat Chrysler Automobiles, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590