Gabriele D’Annunzio nasceu na provincia italiana de Pescara, em 1863, e desde jovem dedicou-se à literatura. Propôs uma ideologia fundada sobre a transgressão das regras e uma auto-afirmação ilimitada, sugerindo um comportamento sem restrições morais. Seus princípios e padrões de comportamento foram disseminados e tiveram grande influência no modo de viver, pensar e relacionar da sociedade, na época.
Seus poemas e romances têm como tema o prazer e o gozo da vida e da beleza, e mostram a vinculação entre esteticismo e decadência. As obras se caracterizam por uma perspectiva considerada por muitos egocêntrica e por certa sensualidade, que resultam em uma escrita repleta de melodia e fluidez.
Tornou-se famoso com o romance O prazer, de 1889, dedicado à atriz Eleonora Duse. São dessa época suas peças teatrais mais elogiadas pela crítica. Em 1900 ingressa na política, como uma espécie de porta-voz do nacionalismo de extrema-direita. Sua inquieta vida pessoal, no entanto, dificulta a nova carreira. Em 1911, perseguido por inimigos, refugia-se em Paris, onde escreve O martírio de são Sebastião, que Debussy, depois, musicaria.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590