Poeta que influenciou rumos políticos da Itália é tema de palestra na Casa Fiat de Cultura
Professor da Fundação Torino, Ricardo Cassoli, aborda a vida e a obra do dramaturgo italiano Gabriele D’Annunzio na abertura do ciclo de palestras Quartas Italianas
O expoente mais emblemático do decadentismo italiano, Gabriele D’Annunzio, é tema da palestra que abre a nova edição das “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura”, a ser realizada no dia 15 de março, às 19h30. Riccardo Cassoli, especialista em literatura italiana e professor da Fundação Torino Escola Internacional, apresenta, na palestra “Gabriele D’Annunzio: um expoente da literatura que norteou a sociedade italiana dos séculos XIX e XX”, como os estereótipos criados pelo dramaturgo se tornaram um modelo imitado em todos os campos da vida nacional. A conferência, que será em italiano com tradução simultânea, tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).
Esta é a quinta edição do programa “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” que, desde 2015 apresenta palestras gratuitas de experts em arte, história, música e literatura italiana. Até hoje, quase duas mil pessoas participaram da iniciativa. “Por meio da parceria entre cultura e educação, buscamos tornar mais acessível o conhecimento sobre relevantes temáticas e importantes artistas que fazem parte da cultura italiana, mas que influenciaram o pensamento e o contexto artístico mundiais”, ressalta o presidente da Casa Fiat de Cultura José Eduardo de Lima Pereira.
Além de saber mais sobre o impacto da obra de D’Annunzio na sociedade europeia dos séculos XIX e XX, o público também vai conhecer mais sobre outros temas essenciais da história italiana, como o Fascismo Italiano, com o professor de Filosofia Giuseppe Ferraro, e o Futurismo, com o especialista em história da arte Luciano Sepulveda.
“Quartas Italianas” é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte,e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Banco Fidis, Fiat Finanças, CNH Industrial, New Holland, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.
A palestra
Gabriele D’Annunzio é considerado um dos principais representantes da decadentismo italiano. A análise da personalidade e da biografia do poeta e dramaturgo diz respeito não somente à história da literatura, mas também à inteira história da cultura de massa, da política, dos costumes e da sociedade italiana entre os séculos XIX e XX.
Na palestra do dia 15 de março, o professor Riccardo Cassoli vai apresentar como os estereótipos criados pelo dramaturgo se tornaram um modelo imitado em todos os campos da vida nacional. Na obra e na vida de D’Annunzio, vida e literatura se entrelaçam e se confundem, criando uma figura variada e cheia de nuances contraditórias. Ele manteve permanentemente a atitude de se transformar em personagem e de fazer coincidir a arte com a realidade.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590