BOTTICELLI É TEMA DAS “QUARTAS ITALIANAS” NA CASA FIAT DE CULTURA
Professor de história da arte da Fundação Torino, Luciano Sepulveda revela complexa produção artística do pintor renascentista
Um dos mais importantes artistas do Renascimento italiano, Sandro Botticelli é tema da palestra que inaugura a nova edição das “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura”, no dia 14 de setembro, às 19h30. Professor de História da Arte da Fundação Torino Escola Internacional, Luciano Sepulveda aborda, em modo progressivo, as obras mais significativas da complexa carreira do artista na palestra “Botticelli e o Humanismo Florentino: o Tradutor Visual”. A conferência tem entrada gratuita e está sujeita à lotação do espaço (250 lugares).
A palestra inicia a quarta edição das “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura”, que há dois anos apresenta ao público temas da arte, da história, da música e da literatura, além de estimular o público a se aprofundar em temáticas relevantes da cultura italiana. Nesta edição, o público também poderá saber mais sobre “Giovanni Boccaccio e o Decamerão”, com a professora de Língua e Literatura Italiana Daria Porseo, e a emigração italiana entre os séculos XIX e XX, com o professor Riccardo Cassoli. As duas palestras serão ministradas em italiano e contam com renomados profissionais da Fundação Torino e com apoio do Consulado Italiano em Belo Horizonte.
“Quartas Italianas” é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte. O programa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal, e integra a programação dos 10 anos da Casa Fiat de Cultura.
A palestra
Sandro Botticelli é um dos mais conhecidos representantes da arte renascentista, autor de afrescos que decoram a Capela Sistina e de ícones da pintura ocidental, como “O Nascimento de Vênus” e “A Primavera”. Na palestra, Luciano Sepulveda explora a complexidade da carreira do artista e suas profundas e fecundas produções e transformações com a Corte dos Médici e o Neoplatonismo Florentino.
Durante sua trajetória, o artista resgatou vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. A partir da escola florentina, Botticelli introduziu às obras um ritmo suave e belo, buscando parâmetros de beleza na Antiguidade grega ou na tradição cristã. Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, que ofereceu proteção e condições para que produzisse diversas de suas obras.
A família Médici, rodeada de intelectuais, filósofos e artistas, fundou, junto com Marsílio Ficino – o maior representante do Humanismo florentino – a Academia de Neoplatonismo de Florença, que desenvolvia uma derivação cristã das doutrinas de Platão. O idealismo humanista de que a perfeição não existe na materialização, mas nas ideias e no espírito, foi disseminado pela academia, no intuito de tornar Florença uma nova Atenas. Botticelli, inserido em profundidade nesta ideologia, é considerado por Luciano Sepulveda como o melhor tradutor em imagem das ideias humanistas e neoplatonistas, por meio de suas obras.
Luciano Sepulveda apresenta Botticelli, ainda, como um dos melhores ilustradores de Dante Alighieri. A Divina Comédia, obra máxima do grande poeta italiano, foi ilustrada pelo grande artista, que produziu, originariamente, cem desenhos. O palestrante destaca que “as ilustrações de Botticelli, perdidas durante séculos e identificadas na França somente na década de 1980, superam todas as outras tentativas de transpor A Divina Comédia para a linguagem figurativa. Esta e outras inúmeras ilustrações desenhadas pelo artista configuram-no como um legítimo e inquestionável tradutor visual”.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590