Quartas Italianas – A música no Renascimento: Palestrina e a Escola Romana

Quartas Italianas – A música no Renascimento: Palestrina e a Escola Romana

MÚSICA RENASCENTISTA ITALIANA É TEMA DO ÚLTIMO “QUARTAS ITALIANAS” DO ANO, NA CASA FIAT DE CULTURA

Musicista e professora da Fundação Torino, Clarissa Sodano, fala sobre a contribuição dos renascentistas para o mundo da música e destaca o compositor Giovanni Palestrina

No dia 6 de dezembro, das 19h30 às 21h, a Casa Fiat de Cultura realiza o último encontro do ano do projeto Quartas Italianas, que, nesta edição, conta com temas voltados para a história e a cultura de Roma, capital da Itália. A musicista e professora da Fundação Torino Escola Internacional, Clarissa Sodano, apresenta “A música no Renascimento: Palestrina e a Escola Romana”, e destaca o trabalho do compositor Giovanni Pierluigi da Palestrina, que fez carreira em Roma e no Vaticano e é conhecido como mestre da polifonia. A palestra tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). A distribuição de senhas começa às 18h30.

Na história da música, o termo “Escola Romana” se refere a uma série de compositores em Roma nos séculos XVI e XVII, da Renascença tardia ao Barroco, que deram relevantes contribuições a gêneros como a ópera, o oratório, a cantata e a música instrumental. O compositor que melhor representa esta Escola é Giovanni Pierluigi da Palestrina, que trabalhou para a Igreja Católica como cantor, compositor e diretor musical em várias capelas e basílicas de Roma e do Vaticano, incluindo a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro, e cujas obras foram consideradas por séculos como o modelo ideal de música polifônica, composta por diversas vozes e/ou instrumentos, executados simultaneamente de forma harmônica.

Além de abordar a obra de Giovanni Palestrina, Clarissa Sodano apresentará um panorama dos gêneros e formas musicais do Renascimento Italiano, assim como seus principais compositores, que, neste período, mostraram maior interesse pela música profana, distanciando-se do pensamento predominante na Idade Média, que prezava a música sacra. Diversas peças passaram a ser escritas exclusivamente para instrumentos, usados agora para solos, e não somente como acompanhamento para as vozes. Mesmo assim, as maiores obras musicais renascentistas foram compostas para a Igreja, como foi o caso das composições de Giovanni Palestrina, o que ampliou, consideravelmente, o repertório de música sacra que se conhece hoje.

Desde 2015, o programa Quartas Italianas apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música, cinema e literatura italiana. Mais de duas mil pessoas já participaram da iniciativa. Nesta edição são apresentados temas essenciais que envolvem a cidade de Roma: história, arquitetura e música.

O ciclo de palestras, uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino Escola Internacional e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Casa Fiat de Cultura, com o apoio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), CNH Industrial Capital, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, New Holland Construction, Banco Safra, Verde Urbanismo, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590