Palestra “Colecionismo – Diálogos entre Paixão e Conhecimento” com Maria Ignez Mantovani

Palestra “Colecionismo – Diálogos entre Paixão e Conhecimento” com Maria Ignez Mantovani

As exposições de arte e os museus só existem porque colecionadores, mesmo particulares e amadores, dedicaram-se a selecionar, agrupar e preservar obras de arte e objetos com referências históricas. Dessa forma, o colecionismo, que atravessa séculos e gerações, torna-se fundamental para que, hoje, seja possível conhecer importantes artistas, obras, movimentos artísticos, a memória e identidade de um povo. O assunto ganha destaque na palestra “Colecionismo – Diálogos entre Paixão e Conhecimento”, com a museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, no dia 19 de abril, ás 19h30, na Casa Fiat de Cultura.

O público poderá se aprofundar no assunto com a conferência, que integra o Ciclo de Palestras da exposição “Formas do Moderno”. A mostra apresenta, de forma inédita e única em Belo Horizonte, obras de uma das mais importantes coleções de arte privada do Brasil: a Fundação Edson Queiroz. Com entrada gratuita, o espaço está sujeito à lotação (250 lugares).

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, a presença da museóloga Maria Ignez Mantovani Franco é especialmente significativa e simbólica neste ano em que a Casa Fiat de Cultura comemora seu décimo aniversário. “Foi ela a organizadora de nossa primeira exposição, Arte Italiana do Masp, em excelente parceria que se repetiu novamente em outras mostras”, ressalta.

Presidente no Brasil do Conselho Internacional de Museus (Icom) e conhecida por ter criado a primeira empresa brasileira de exposições, a palestrante vem a Belo Horizonte especialmente para abordar como se dá o colecionismo, além de sua importância na preservação do patrimônio. “Farei um breve  histórico do surgimento das coleções no mundo,   suas interfaces com as instituições museais, as características e o fio condutor de formação das coleções. É importante também avaliar o perfil do colecionador, como ele atua, o que ele deseja, em quem ele confia e como é essa interação no mundo  artístico”,  ressalta a palestrante. Ela também abordará a gestão das coleções, os princípios para formação de uma coleção, como se dá o processo de catalogação, conservação preventiva e circulação do acervo.

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com entrada gratuita e  duração de cerca uma hora meia, elas são ministradas por renomados especialistas dos temas abordados.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590